Dicas de como escrever um bom relatório
Não
tem coisa mais chata de escrever que relatório – deve ter sim, mas ainda não me foi apresentado, e que não seja tão
cedo -. Então, para facilitar a vida dos meus nerds trago algumas dicas de
como escrever/organizar um bom relatório.
01. Tenha um objetivo
Como
em tudo na vida, é necessário um objetivo. Isso facilitará seu trabalho.
Tenha-o em mente. O assunto que quer debater, a resposta que tem que ser
respondida. Uma meta irá dirigir seu trabalho.
02. As anotações
Sabe
aquelas anotações da aula que só os CDFs fazem? Vão ser bem úteis, meu bem.
Tenha um marca texto, caneta, papel, marcador de página, lápis, borracha. Tudo
próximo enquanto faz leitura de um texto. Alguns parágrafos podem trazer temas
importantes que poderão ser usados mais adiante.
03. Desenvolva um
esboço
Enquanto
lê você pode ir começando algo, para se situar após a leitura do texto/livro.
Não bastam as anotações se você não as for colocando em prática. Até porque é
mais fácil falar sobre o assunto – no caso
de seu texto ser grande – durante o período de leitura do que depois de
tudo lido.
04. Separe em
parágrafos
O
parágrafo anterior deve se relacionar com o seguinte. Coloque primeiro as
ideias centrais e depois trago os exemplos. Nos dois primeiros parágrafos
inclua o principal ou o básico.
05. Use sinônimos
Evite
repetir demasiadamente as palavras. Use sinônimos. É cansativo ler três vezes a
mesma palavra em um parágrafo.
06. Um relatório
deve:
·
Ser
atrativo ao leitor
·
Ser
franco, honesto.
·
Ser
breve
·
Ser
organizado e legível
·
Ter
português simples
·
Ser
bem espaçado
·
Ter
títulos e sub-títulos
·
Ser
organizado ou estruturado.
07. Revisão
Revise,
reescreva, acrescente, retire, jogue fora, comece outro. Essa é uma parte
importante do trabalho. Reveja os parágrafos, certamente na primeira vez eles
não se encaixem, reajuste-os. Leia o
trabalho e vá editando, repetidas vezes, até que ele beire a perfeição.
08. Introdução
É
melhor deixar a introdução por último. Ela deve ser clara, precisa. Impecável,
é a porta de entrada para o sucesso. Garanta que esteja bem escrito, e
chamativo – não o vista de rosa, nem como
cosplay de pavão - . Você deve também desenvolver a metodologia que tem o
relatório: como será desenvolvido.
09. Conclusão
Depois
de um bom desenvolvimento feito, devemos ir para a conclusão. Onde será feito
um apanhado geral de todo o trabalho. Deve ser, assim como a introdução,
impecável. Dependendo do final o leitor vai ter vontade de jogar no lixo te
xingando por fazê-lo perder tempo ou guardar em uma gaveta para mostrar aos
amigos no fim de semana – que exagero-.
10. Não mate o
português
Não
acho que seja necessário dizer isso novamente, mas é bom relembrar. Evite erros
gramaticais, principalmente de concordância verbal e nominal. Todos os
possíveis. Se Shakespeare escreve-se mais no lugar de mas ninguém daria crédito
ao que ele diz.
Post feito com ajuda dos seguintes artigos:
Recomendo:
suas dicas foram ótimas ,ajudou mt obrigado *0*
ResponderExcluirAdorei as dicas!!
ResponderExcluirBhjs
teenagedreaamss.blogspot.com.br
Dicas perfeitas acho que é em empresas que usam mais esse tipo de coisas, nunca escrevi um acho meio complicado mas com as dicas facilitaram e muito!
ResponderExcluirXOXO
jovenclube(.blogspot.com.br)