Estude pra prova: Literatura - Romantismo

O que foi o Romantismo?
Romantismo é a primeira estética literária a reivindicar uma literatura autenticamente brasileira e inaugura a Era Nacional da literatura. Tendo como grande projeto a construção de uma identidade nacional, os autores desse período valorizam os elementos nacionais para consolidar o sentimento de brasilidade nascido com a independência política do país em 1822.
Com o que ficar atento?
No Brasil, o Romantismo durou de 1836 a 1881, teve três gerações poéticas e quatro tendências de prosa ficcional. Também contou com obras de teatro, incluindo a de Martins Pena, com suas comédias de costume.
Poesia
Primeira geração: Marcada por forte sentimento nacionalista e religioso, tem como principal característica o ufanismo e a exaltação da natureza pátria. Entre seus principais representantes destacam-se Domingos José Gonçalves de Magalhães (1811 - 1882) - autor de Suspiros poéticos e saudades, obra que dá início ao Romantismo no Brasil - e Antônio Gonçalves Dias (1823 - 1864) - autor da Canção do Exílio e de Os timbiras.

Segunda geração: Influenciada por Lorde Byron (1788 - 1824), ícone do romantismo europeu, notabilizou-se por sua obsessão pela morte e associação ao “mal do século”. Entre seus principais poetas, encontram-se Álvares de Azevedo (1831 - 1852), autor da Lira dos vinte anos, Casimiro de Abreu (1837 - 1860), autor do poema Meus oito anos, e Fagundes Varela (1841 - 1875), conhecido por seu Cântico do calvário, escrito para o filho falecido prematuramente. 

Terceira geração: Fortemente influenciada pelo francês Victor Hugo (1802 - 1885), tem tendência libertária e engajada, o que se confirma na produção do poeta baiano Castro Alves (1847 - 1871), conhecido como “poeta dos escravos”. Republicano e abolicionista, Alves deixou obras primas como Espumas flutuantes e Navio negreiro
Prosa

A prosa romântica brasileira nasceu de um ambicioso projeto literário que visava traçar um panorama da história e da cultura do país. Seu principal expoente é o romancista cearense José de Alencar (1829 - 1877), autor de romances históricos, indianistas, regionalistas e urbanos, como Iracema.

Além de Alencar, destacam-se Joaquim Manoel de Macedo (1820 - 1882), autor de A Moreninha, com seus romances repletos de estereótipos, e Manuel Antônio de Almeida (1831 - 1861), autor de Memórias de um Sargento de Milícias, cujas narrativas retratam os costumes de uma época.
Responda um Simulado sobre Romantismo e treine para a prova - AQUI

Comentários

  1. Eu fiz um trabalho hoje sobre o romantismo, e recentemente fiz uma prova sobre. Esse não é, pra mim, uma matéria interessante, mas nem é tão ruim rs

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca estudei cara a dentro a teoria desses temas! Mas gostei! :D

    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?

    Ainda não cheguei a estudar o romantismo -q

    Tem post novo no meu blog, confere lá?

    Bjonas e fique com Deus <3

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  4. AHhh! Adoro literatura! Estudei isso!
    Agora to no Modernismo! xD
    Beijos!
    By My Self

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para você se preparar para o vestibular

Tag e selinhos

20 infalíveis cantadas nerds