Tá vendo aquela lua, que brilha lá no céu? Lua Azul - Um fenômeno que acontece a cada três anos

Tá vendo aquela lua, que brilha lá no céu? Lua Azul - Um fenômeno que acontece a cada três anos
 E eu aqui cantando um monte de música estranha que fala sobre a lua, e que eu nem sei direito u.u


 Assim, acho que eu devia mudar o nome do blog, assim, só acho mesmo, porque de uns tempos pra cá eu tenho postado tanta coisa sobre Física e Astronomia que vocês já devem ter cansado do blog, e de mim (principamente de mim)... Mas, digamos assim, hoje é um dia especial. Você já olhou a lua hoje? Ou pelo menos sabe que hoje acontece um fenômeno raro? Sim, a lua azul... Ela não está azul (chorei aqui T.T.), até porque o nome não tem nada a ver com a cor, mas embora digam que ela não está diferente, eu acho que ela está brilhando um pouquinho mais. Saiba mais sobre a Lua Azul...

Divagando: Física/Astronomia - As 11 descobertas recentes mais importantes da astronomia


Divagando: Física/Astronomia - As 11 descobertas recentes mais importantes da astronomia
  No início de agosto de 2012, a Sonda Curiosity da NASA pousou em Marte após uma viagem de oito meses. E a agência espacial já anunciou que pretende mandar mais uma sonda para explorar o planeta vermelho em 2016. O pouso da sonda foi um grande passo para a história da astronomia e da humanidade, mas não foi o único fato importante na história recente da ciência. Veja outras 11 descobertas incríveis:

11. Descoberta: Sol é o objeto natural mais redondo do Universo

Uma pesquisa publicada na revista Science em 2012 mostrou que a variação na forma do Sol é bem menor do que os cientistas supunham. Eles analisaram imagens obtidas pelo Solar Dynamics Observatory da Nasa e concluíram que o Sol é o objeto natural mais redondo conhecido.
A descoberta quebrou uma crença antiga de que a forma do Sol mudava de acordo com os ciclos solares. Isso está ajudando os pesquisadores a entender melhor o comportamento do Sol e a sua dinâmica com os planetas.

10. Descoberta: Mais uma Lua orbitando Plutão

O planeta anão agora tem quatro luas conhecidas: Hydra, Nix, Charon e P4. A maior delas é Charon, que foi descoberta em 1978. Somente em 2005, o Telescópio Espacial Hubble descobriu Nix e Hydra. Mas, a mais surpreendente descoberta ocorreu em 2011, quando o telescópio fotografou o que está sendo chamado temporariamente de P4: uma lua com um diâmetro de até 34km.
Foi uma tremenda façanha para o Hubble. Afinal, ele conseguiu capturar uma imagem de algo muito pequeno, em uma distância de cerca de 4,8 bilhões de quilômetros da Terra. Não é pouca coisa. E a descoberta também ajudou a levantar a moral de Plutão, que andava baixa desde que ele foi rebaixado a planeta anão em 2006.

Divagando: Física - Tire suas dúvidas sobre o bóson de Higgs - A “partícula de Deus”

Divagando: Física - Tire suas dúvidas sobre o bóson de Higgs - A “partícula de Deus”


A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) divulgou, que cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons observaram uma partícula que – ao que tudo indica – corresponde ao bóson de Higgs, cuja existência havia sido prevista teoricamente. Apelidado, por alguns, de partícula de Deus, o bóson de Higgs é uma peça fundamental no quebra-cabeça da física moderna. A comprovação experimental da sua existência é um importante marco para a ciência.

A existência do bóson de Higgs está comprovada?
Pode-se dizer que sim, embora não haja 100% de certeza. Dois experimentos diferentes realizados no Grande Colisor de Hádrons (LHC), na Suíça, detectaram uma partícula cujas características correspondem ao bóson de Higgs. Os cientistas estimam que a chance de a partícula encontrada não ser esse bóson é de apenas uma em cerca de 3,5 milhões. É um grau de certeza muito alto.
Ainda assim, os físicos são cautelosos ao apresentar suas conclusões. Eles dizem que ainda há muito trabalho pela frente para afastar essa leve incerteza. A chance de que haja algum erro experimental também não está totalmente descartada. Mas os resultados são consistentes e plausíveis.

Divagando: Física - Capacidade térmica, Calor sensível e Calor latente

Divagando: Física - Capacidade térmica, Calor sensível e Calor latente
Capacidade Térmica

“A capacidade de perder ou absorver calor que um determinado corpo tem, em razão da variação de temperatura sofrida por ele, é definida como Capacidade Térmica ou Capacidade Calorífera.”
É a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade.
A capacidade térmica de 1g de água é de 1cal/°C já que seu calor específico é 1cal/g.°C.
Sua unidade usual é cal/°C. E, pode-se expressar esta relação por:
C = ∆Q/∆T
C = Capacidade térmica
Q = Quantidade de calor
∆T = Variação de temperatura
Calor Sensível
É quando a temperatura de um corpo se altera, para mais ou para menos, sem que o estado da matéria se altere. Um exemplo é uma barra de ferro sobre uma chama. Ela esquentará mas não mudará seu estado físico. (que no caso, seria do sólido para o líquido).
Resumindo: O corpo muda de temperatura, permanecendo na mesma fase (estado).
O fórmula para calor sensível é : 
Q = m.c. ∆T
c = Calor específico
Q = Quantidade de calor
∆T = Variação de temperatura
m = Massa
 
 Calor Latente

Nem toda a troca de calor existente na natureza se detém a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos há mudança de estado físico destes corpos. Neste caso, chamamos a quantidade de calor calculada de calor latente.
A constante de proporcionalidade é chamada calor latente de mudança de fase e se refere a quantidade de calor que 1g da substância calculada necessita para mudar de uma fase para outra.
Além de depender da natureza da substância, este valor numérico depende de cada mudança de estado físico.
É calculado pela fórmula:
Q = m.L
Q = Quantidade de calor
m = Massa
L = Calor latente

Brincando de verdade ou desafio: Tag 11 coisas sobre mim

Brincando de verdade ou desafio: Tag 11 coisas sobre mim
 Oi povo lindo que me ama (mentira, mas deixa eu me enganar u.u), e nem sentiram minha falta, na verdade deram graças a Deus porque eu sumi (eu sei u.u)... Recebi hoje uma tag, que veio do blog Acesso Permitido e sendo assim estou postando aqui, para vocês saberem coisas que não querem sobre mim...(:
Mas antes, como já tem um tempo que não peço mais nada a vocês, peço que assistam um vídeo, pois eu preciso de muitas visualizações nele pra ganhar a Gincana, certo? Clique AQUI pra ver o vídeo.

Vamos a tag:

Tutorial: Baixando vídeos do YouTube com o aTube Catcher

Tutorial: Baixando vídeos do YouTube com o aTube Catcher
   Para quem precisa urgentemente de um vídeo ou só quer lotar a memória do PC e do celular, eu trago hoje um tutorial bem rápido e de fácil compreensão de como baixar qualquer vídeo do YouTube (eu acho né, não testei todos os vídeos do YouTube u.u) com um programa bem fácil de baixar e instalar, o aTube Catcher, vamos lá?
Baixe o programa AQUI

Divagando: Quem decidiu a ordem das letras do alfabeto ?!

Divagando: Quem decidiu a ordem das letras do alfabeto ?!
 Os fenícios, mas não se sabe muito bem por quê. Provavelmente, as letras foram colocadas em seqüência aleatoriamente. O que se sabe é que o povo que habitou a região onde atualmente fica o Líbano, entre os anos 1400 e 1000 a.C., criou uma série de símbolos muito parecidos com os que usamos hoje, inspirados na escrita egípcia, cujas letras (ou ícones) representavam uma idéia. 
A grande inovação dos fenícios foi fazer cada símbolo equivaler a um som, relacionando o formato do símbolo a um objeto, um lugar ou um animal ao qual se expressavam usando determinado som (ou grunhido). 

Veja, por exemplo, como surgiu a letra A.

A base para a criação dela foi o hieróglifo egípcio que representava "boi", cujo formato lembrava a cabeça do animal. Os fenícios criaram um ícone bem parecido para representar o som da primeira sílaba de aleph ("boi", em fenício). Portanto, sempre que aparecia esse som em uma palavra, o tal ícone era usado. Assim surgiu o alfabeto fenício, que serviu como base para a maioria dos alfabetos atuais, inclusive o nosso.
---------------------------------------

Como? O fenício inspirou o grego, que por sua vez inspirou o etrusco, que, enfim, originou o romano (ou latino), que é esse que você está lendo.
A ordem das letras não mudou, mas novos símbolos surgiram, mesmo depois da criação do alfabeto romano - que nasceu há cerca de 2.700 anos. A princípio, os romanos tinham 21 letras. O U cumpria a função de V, W e U mesmo, enquanto o I fazia a função de I e de J. E assim foi o nosso alfabeto até o século 16, quando o lógico francês Pierre Ramée criou as novas letras. Quem sabe no futuro criaremos novas letras para representar SS, RR, LH ou NH?! O alfabeto, assim como a língua, vive em constante evolução.

Nerd Otaku: Death Note - "A paz jamais será conquistada com violência"

Nerd Otaku: Death Note - "A paz jamais será conquistada com violência"
  Death Note é uma série de mangá escrita por Tsugumi Ōba , ilustrada por Takeshi Obata, e adaptado para anime com a direção Tetsurō Araki
Várias publicações de mangás; animes e outros meios de comunicação têm elogiado e criticado a série. A série foi banida na China devido a vários problemas que as pessoas tinham com as crianças alterando seus cadernos para se parecerem com um Death Note.
O primeiro mangá foi publicado em dezembro de 2003, e foi até maio de 2006 contendo doze volumes. O anime é composto por 37 episódios... Além disso, a obra foi adaptada em três filmes live-action, duas light novels e em vários jogos criados pela Konami para o Nintendo DS (cadê esses jogos que eu não conheço? O.O)