Companhia ou Compania?

 Companhia ou Compania?
Sentiram minha falta? Esses dias eu estava meio doente, então me dei uma folga... E nem avisei para vocês.. Que má blogueira eu sou.
Sabe aquela postagem indispensável para a vida de uma pessoa? Aquela postagem super útil? Aquela postagem que você é obrigado a ler senão ficará com peso na consciência? Pois é, não é essa. Mas também não deixa de ser uma postagem interessante... Companhia ou Compania? Já conhecem a regra? Já tiveram dúvida de qual usar? Então sejamos diretos... A forma correta é Companhia, a palavra compania não existe. Devemos usar a palavra companhia sempre que quisermos nos referir ao ato de ser acompanhante de alguém, a convivência entre pessoas, uma associação de pessoas.

Significado de Companhia, segundo o Dicio

"s.f. Ação de acompanhar alguém, de conviver com outrem: ter por companhia um amigo.
Reunião de diversas pessoas: estar em alegre companhia.
Dir. Termo sinônimo de sociedade comercial, formada por acionistas; sociedade anônima: companhia de seguros.
Militar Unidade tática e administrativa de infantaria, de serviços de inteligência etc., composta de diversas seções e comandada em princípio por um capitão.
Dama de companhia, senhora que está em casa de outrem com a mister obrigação de acompanhá-la.
Ilustre companhia, academia de letras."

Mais em: 

Um comentário:

  1. Dessa eu sabia, mas o problema é que escrever certo é fácil, mas geralmente a maioria das pessoas (inclusive eu) pronunciam 'Compania'... (u_u)'
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas
    Unicórnio com Bigode

    ResponderExcluir