Transtornos de Personalidade: Saiba mais sobre o Transtorno de Personalidade Histriônica

Transtornos de Personalidade: Saiba mais sobre o Transtorno de Personalidade Histriônica
O Transtorno de Personalidade Histriônica é uma doença caracterizada pela constante busca de atenção e um padrão de emocionalidade excessivo. É uma doença que se dá no início da vida adulta, e embora afete homens e mulheres, é mais comum ver mulheres sofrendo desse transtorno.
Esses indivíduos sentem-se desconfortáveis ou desconsiderados quando não são o centro das atenções. Possuem uma forma exagerada e teatral de mostrar seus sentimentos e são sexualmente provocativos. São frequentemente animados e dramáticos, e podem, de início encantar as pessoas em sua volta por conta de seu entusiasmo, aparente fraqueza ou capacidade de sedução.
Como necessitam de atenção constantemente estão sempre em busca de um espaço que permita interação social, como festas, atividades em grupos, etc. Costumam supervalorizar seus sentimentos e feitos, o que faz com que mintam constantemente sobre certos fatos para receber a atenção que querem.
Com frequência possuem uma aparência sexualmente provocante ou sedutora. E esse comportamento não é direcionado apenas para a (as) pessoas pela qual possuem algum interesse sexual ou romântico, mas a uma ampla variedade de diferentes grupos. Além do que seria dito adequado para o contexto social. Empenham muito tempo, dinheiro e energia em busca de uma aparência que impressione os demais.
Esses indivíduos podem ter dificuldade em adquirir intimidade emocional em relacionamentos românticos ou sexuais. São manipuladores, e frequentemente tentam controlar seu parceiro, usando de manipulação emocional ou sedução. Também podem ter um relacionamento deficiente com amigos do mesmo sexo, pois, por terem um estilo sexualmente provocante acabam por parecer uma ameaça para o relacionamento dos amigos. Eles também podem afastar os amigos com suas constantes exigências por atenção.
O risco de que cometam suicídio é desconhecido, mas possuem um maior risco para gestos ou ameaças de suicídio para receberem atenção ou coagir os outros.

Os aspectos essenciais desse transtorno são: 
  • Busca freqüentemente elogios, aprovações e reafirmações dos outros em relação ao que faz ou pensa.
  • Comportamento e aparência sedutores sexualmente, de forma inadequada.
  • Abertamente preocupada com a aparência e atratividade físicas.
  • Expressa as emoções com exagero inadequado, como ardor excessivo no trato com desconhecidos, acessos de raiva incontrolável, choro convulsivo em situações de pouco importância.
  • Sente-se desconfortável nas situações onde não é o centro das atenções.
  • Suas emoções apesar de intensamente expressadas são superficiais e mudam facilmente.
  • É imediatista, tem baixa tolerância a adiamentos e atrasos.
  • Estilo de conversa superficial e vago, tendo dificuldades de detalhar o que pensa.
Não achei nenhum teste, mas trouxe um vídeo que mostra como se comporta uma pessoa com esse transtorno... Confesso que vi algumas pessoas conhecidas minhas nesse vídeo, ou com algumas características desse transtorno..


Fontes [Leia mais sobre o assunto em:]

3 comentários:

  1. Definitivamente, não tenho esse transtorno. Acho que conheço pessoas assim, mas agora não posso ver o video, ou então acordo minha mãe suhuahsua'
    Vejo amanhã ^^

    ResponderExcluir
  2. Conheço muita gente assim... u_u' E o pior, é que é tantas besteiras que essas pessoas falam que dá vergonha alheia delas...
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas
    Unicórnio com Bigode

    ResponderExcluir
  3. Passando só para avisar que eu PAREI com o blog NA TELA DO PC...

    NATEELADOPC.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir