Dicas de como escrever uma Redação Descritiva

Dicas de como escrever uma Redação Descritiva
Descrever é caracterizar algo, alguém, alguma coisa ou situação através de características que diferencia o caracterizado dos demais. A escrita desse tipo de redação obedece à regra de observar e contar o que foi observado.
Ao montar esse tipo de texto tenha em mente se a sua descrição do objeto em questão fará com o leitor “o veja” ao ler...
Em uma redação descritiva são empregados com maior frequência os verbos de ligação, tais como: ser, estar, ficar. Pode-se perceber também o grande uso de adjetivos e substantivos.
Uma redação descritiva se classifica em: Objetiva e Subejtiva

Objetiva: Mais detalhadas. Relata o que foi observado de forma direta e sem figuras de linguagem. É descrever algo da forma que é.

João tem 15 anos, pesa 70 kg, tem olhos azuis, de pele clara e cabelos castanhos escuros, e cacheados.  Tem 1,75 de altura. Está completando o ensino-médio.

Subjetiva: Mais sugestiva, é visível a emoção de quem descreve.

Era uma garota doce e gentil. Magra e esbelta... Lembro-me que seus cabelos negros teimavam em voar com o vento. Tinha olhos dissimulados e hipnotizantes, perdia-me no fundo de seus olhos constantemente.  E nunca me incomodei com tal.
Certo dia, ao sentir o contato de seus lábios frios aos meus, senti o meu coração esquentar e escorrer lentamente pelo meu corpo... Foi como se perdesse a vida... E, ironicamente, gostaria de ter perdido a vida mais mil vezes.

É necessário haver riqueza de detalhes, retrate o objeto de forma minuciosa. Observe que ao ler uma boa descrição você vai se prendendo ao texto esperando por mais e mais detalhes que possa te fazer ver e sentir o objeto descrito.

Dicas para escrever um bom texto descritivo:

01. A escolha do objeto depende de você e da tarefa a ser cumprida. Então escolha o objeto e o observe, porque não se pode descrever algo sem observar, escolha as características mais marcantes do objeto em questão, e as palavras para colocar no papel.

02. Faça uma pequena lista das características observadas, vai ajudar na hora de escrever.

03. No seu texto procure passar a sensação para o leitor que ele está no lugar descrito, que a pessoa descrita está passando a poucos metros de distância dele.

04. Desenvolva bem tudo que for descrito, de maneira concisa e coerente.  

Acho que é bom saber também qual a estrutura de uma redação descritiva... Então eu trouxe um link de um site que explica isso melhor que eu... Explica a estrutura de todos os tipos de redações, a descritiva é a primeira, é só ler (www).

E então, voltei como uma diva ou não? Voltei, claro u.u

4 comentários:

  1. Tava precisando dessas dicas mesmo para aprimorar meus conhecimentos sobre redações descritivas. Obrigado Carvalho!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. Diva você sempre foi! /õ/
    A redação que eu me dou melhor em fazer é a dissertativa, e já a pior é a descritiva, é algo que parece fácil, mas pra mim, descrever algo é quase impossível... u_u'
    Foram dicas ótimas! :3
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou uma diva ~cabelos ao vento~ kkk... Eu não gosto muito de redação dissertativa, me dá preguiça de pensar... Prefiro descrever, mas nunca me pediram uma redação descritiva então não tenho muita prática nisso. Mas esse tipo de redação deixa minha mente mais livre, então prefiro ela.

      Excluir