Transtornos de Personalidade: Saiba mais sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista

Transtornos de Personalidade: Saiba mais sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista
Existem, ao todo, dez tipos de transtornos de personalidade. E durante essa semana eu irei falar sobre eles em postagens separadas, dando alguns exemplos e se possível alguns testes. Mais como forma de adquirir conhecimento e de se conhecer.
Transtorno de Personalidade é uma alteração da personalidade de um indivíduo, e não chega a ser uma doença, mas uma anomalia no desenvolvimento mental. As causas de tais transtornos são múltiplas, mas estão relacionadas as vivências da infância e da adolescência do indivíduo.Pessoas que sofrem de TP costumam ser instáveis, inflexíveis, são vistas como pessoas problemáticas, têm uma forma diferente de ver o mundo e de expressar seus sentimentos, um estilo de vida mal adaptado que prejudica a si próprio e as pessoas a sua volta.

Vou começar falando sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista.
  
Esses são os indivíduos que avaliam-se como grandiosos, tentam manter uma imagem de perfeição e invencibilidade para si e menosprezam os que não se encaixam no seu ponto de vista. Acabam se tornando pessoas arrogantes, por sempre explorarem os outros e se julgarem seres especiais.Sempre ressaltam suas qualidades. E, como se pode perceber, não se importam com o sofrimento alheio, chegando até a precisar humilhar os outros para se sentir melhor.
Entre as tantas características de um indivíduo que sofre de TPN, podemos destacar:

  •   Espera sempre ser reconhecido como superior
  •    Acredita que é especial e que só pode ser compreendido por uma pessoa igualmente especial.
  •   Exige excessiva admiração
  • Tira vantagens dos demais para atingir seus interesses.
  •   Ausência de empatia
  • Sente inveja de outras pessoas, ou acredita ser alvo da inveja alheia.
  • Comporta-se arrogante e insolentemente.
  • São muito sensíveis a "mágoas" por críticas ou derrotas

Traços narcisistas são comuns em adolescentes, mas isso não quer dizer que eles sofram, ou poderá sofrer, de TPN. Os homens completam o valor de 50 a 75% de indivíduos com o diagnóstico de TPN.

Eu encontrei um teste de narcisismo, fiz como passa-tempo, porque só um médico pode te dizer que você sofre de TPN ou não, mas é bom pra se distrair. Você pode fazer clicando no link (www).
Meu resultado, para os interessados (www)

Fontes:

6 comentários:

  1. No site do racha cuca também tem um teste interessante. Bom, você podia ter falado um pouquinho da historia do transtorno né? O nome... kkk gosto de explicar o porque do nome, a historia do Narciso é minha favorita da mitologia <3

    Adorei o post e espero ver outros transtornos por aqui

    ResponderExcluir
  2. Opa, que comentario fail o meu, o link do teste é o do racha cuca

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer o teste, acho bem legal ficar sabendo sobre transtornos de personalidade u_u

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz 12 de 40 pontos: O seu nível de narcisismo é aceitável. Apesar da sua aparência ser importante para você, ela não domina o seu modo de pensar e agir. Você não se acha melhor ou pior que os outros e não gosta de se exibir muito. :3
    Acho que não tenho nenhum TP, sou normal na medida do possível... u.u' kkkk
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas
    Unicórnio com Bigode
    Nerd Descolada

    ResponderExcluir
  5. Interessante, acho que conheço umas pessoas assim :/

    Espero sua visita em ~>Nateeladopc.blogspot.com<~

    ResponderExcluir
  6. Eu achei que ia fazer pelo menos metade (de 40), dai sai 8 no resultado.
    "Você não é narcisista. Apesar disso parecer bom, não é. Você deveria se preocupar um pouco mais consigo mesmo e não deixar que os outros tirem proveito da sua boa natureza. Você merece mais do que imagina e pode alcançar novos patamares sendo mais confiante e autônomo."
    Loucura. kkkkk Bem, adorei! Vou acompanhar! *u* Pelo menos já estou fora de um dos transtornos, mas e os outros? hmm *mistério* haha

    Diva Pensante (perfil)

    ResponderExcluir