Um pouco sobre a primeira ligação de celular



A primeira chamada de telefone móvel foi feita há 40 anos, no dia 3 de abril de 1973. O feito que marcou a história das telecomunicações aconteceu nos Estados Unidos.

Um empregado da empresa Motorola, chamado Martin Cooper, utilizou o protótipo do que viria a ser o Motorola DynaTAC 8000X, o primeiro telefone celular comercial do mundo.

Cooper ficou perto de uma estação base de 900 MHz que estava instalada na Sexta Avenida, entre as ruas 53 e 54, em Nova York, e fez uma chamada para a sede da Bell Labs, no Estado de Nova Jersey.

O assunto da chamada é desconhecido, mas provavelmente não se compara com o primeiro telegrama do mundo, que tratava do tema: "O que Deus tem feito"Também não deve ser o mesmo da primeira ligação telefônica, de telefone doméstico, que foi feita para dizer: "Sr. Watson, venha aqui, eu quero vê-lo"tampouco deve se comparar a primeira mensagem de texto do mundo, que dizia: "Feliz Natal".

A conversa inaugural dos celulares pode ter tido como tema a seguinte afirmação de Cooper: "Eu estou te ligando só para ver se a minha ligação soa bem ai do seu lado”.

Independentemente disso, a chamada foi um passo importante no desenvolvimento da tecnologia móvel, que levaria mais uma década para se tornar o DynaTAC, que chegou aos consumidores mais de duas décadas depois como telefone celular.

Hoje, os celulares ultrapassam as linhas terrestres de todo o mundo. Assim, em nossos dias, "telefone" é sinônimo de "telefone móvel".

Fonte:  SitedeCuriosidades.com

Desculpem por não escrever praticamente nada é que estou sem um pingo de criatividade....

2 comentários: