Feliz Dia Mundial da Astronomia + O que fazer para seguir carreira em Astronomia?


Feliz Dia Mundial da Astronomia + O que fazer para seguir carreira em Astronomia?

Hoje (8 de abril) é Dia Mundial da Astronomia  e eu vim saber agora. Mas não faz mal, ainda dá pra passar o assunto, certo? Então para as pessoas mais perfeitas desse blog que querem seguir carreira nesse ramo perfeito - tenho a sensação de estar falando sozinha - eu trago um pequeno "guia" - por assim dizer - de como fazer para seguir carreira.
Achei esse pequeno texto explicativo em algumas das mil páginas de Astronomia que curto no Facebook e guardei só por guardar, então não sei exatamente qual delas. Caso eu encontre, eu edito e coloco os créditos. E se alguém souber de quem é, por favor, me avise. 
Continue lendo, meu pequeno Saturno :3


O caminho tradicional é concluir primeiro a graduação em Física e entrar na Astronomia só na pós-graduação. O único curso de graduação já especializado na área é oferecido pelo Observatório de Valongos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “De qualquer forma, é fundamental ter uma base sólida de física, pois a astronomia é a física dos objetos do céu”, diz Silvio Mello, diretor do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. “Para quem estiver se graduando em física, as matérias optativas são uma boa forma de introdução à astronomia”, afirma Oscar Matsura, astrônomo do Instituto de Astronomia e Geofísica da USP.
Já na pós-graduação, o aluno deve se especializar em alguma das principais disciplinas dessa ciência: a mecânica celeste, que aplica as Leis de Newton para estudar a gravidade, os movimentos orbitais e as colisões entre corpos celestes; a astrofísica, que estuda a estrutura física, a composição química dos astros e fenômenos como o magnetismo; ou a cosmologia, o estudo do universo como um todo. O campo de trabalho dos astrônomos é bastante restrito, já que se trata de uma ciência pura com pouca aplicação prática.

Uma informação importante:
A UFRJ não é a única que oferece o curso de graduação em Astronomia. A USP também oferece o curso desde 2009 e a UFGRS possui o curso de Física com habilitação em Astronomia.

Para saber mais:
Cursos de formação de astrônomos Graduação
Observatório de Valongos (UFRJ): (21) 263-0685

Centros mais importantes para pós-graduação:
Instituto Astronômico e Geofísico (USP): (11) 3818-4713
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos): (12) 345-6812
Observatório Nacional (Rio de Janeiro): (21) 580-6087
Universidade Federal do Rio Grande do Norte: (84) 215-3997
Universidade Federal do Rio Grande do Sul: (51) 316-6439

4 comentários:

  1. Gosto de astronomia, mas não seria uma coisa que eu quero estudar. Acho que se fosse estudar astronomia, só ia querer saber da lua. ~Tenho fascínio pela lua... ^^
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas
    Unicórnio com Bigode
    Nerd Descolada

    ResponderExcluir
  2. Vota na enquete do blog. Sua opinião é importante para que eu possa decidir >>http://nateeladopc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir