Qual a diferença entre Ironia e Sarcasmo?


Qual a diferença entre Ironia e Sarcasmo?

Diz-se de ironia quando a frase dita o oposto do que você pretende afirmar. Como quando você diz, por exemplo: “Nem estou com fome” e assalta a geladeira até não ver mais nada. Ou quando você fala. “Nem estava com sono”, depois de dormir o dia inteiro.
O tom da fala é sempre mais brando e às vezes divertido.

Diz-se de sarcasmo quando a frase é mais provocativa, um tipo de indireta. Não necessariamente quem diz quer mostrar o contrário com a fala – como acontece na ironia -. É mais elaborada, mais engraçada, causa um sentimento maior do que causa a ironia. Um exemplo bom de sarcasmo é a frase de Ashleight Brilliant: “Eu preciso de algo que só você pode me dar: sua ausência”.

5 comentários:

  1. Eu sou super irônica e sarcástica, rç. Mas gostei do post, tira a dúvida de algumas pessoas <3


    Sweet Geek || Clique no Perfil

    ResponderExcluir
  2. Eu meio que ja sabia a diferença, tanto que uso MUITO o sarcasmo e as vezes a ironia.

    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa dica, eu queria saber a diferença, mas tinha preguiça de pesquisar rs. Beijos
    london-things

    ResponderExcluir
  4. Amanda interessante isto. Não denotativamente a diferença, porém, na minha mente, tinha a ideia certa! :3

    ACESSO PERMITIDO.
    Retribui?

    ResponderExcluir
  5. ironia não seria uma coisa contraditória?

    ResponderExcluir