Dicas de como escrever um bom relatório

Dicas de como escrever um bom relatório
Não tem coisa mais chata de escrever que relatório – deve ter sim, mas ainda não me foi apresentado, e que não seja tão cedo -. Então, para facilitar a vida dos meus nerds trago algumas dicas de como escrever/organizar um bom relatório.

01. Tenha um objetivo
Como em tudo na vida, é necessário um objetivo. Isso facilitará seu trabalho. Tenha-o em mente. O assunto que quer debater, a resposta que tem que ser respondida. Uma meta irá dirigir seu trabalho.

02. As anotações
Sabe aquelas anotações da aula que só os CDFs fazem? Vão ser bem úteis, meu bem. Tenha um marca texto, caneta, papel, marcador de página, lápis, borracha. Tudo próximo enquanto faz leitura de um texto. Alguns parágrafos podem trazer temas importantes que poderão ser usados mais adiante.


03. Desenvolva um esboço
Enquanto lê você pode ir começando algo, para se situar após a leitura do texto/livro. Não bastam as anotações se você não as for colocando em prática. Até porque é mais fácil falar sobre o assunto – no caso de seu texto ser grande – durante o período de leitura do que depois de tudo lido.

04. Separe em parágrafos
O parágrafo anterior deve se relacionar com o seguinte. Coloque primeiro as ideias centrais e depois trago os exemplos. Nos dois primeiros parágrafos inclua o principal ou o básico.

05. Use sinônimos
Evite repetir demasiadamente as palavras. Use sinônimos. É cansativo ler três vezes a mesma palavra em um parágrafo.

06. Um relatório deve:

·         Ser atrativo ao leitor
·         Ser franco, honesto.
·         Ser breve
·         Ser organizado e legível
·         Ter português simples
·         Ser bem espaçado
·         Ter títulos e sub-títulos
·         Ser organizado ou estruturado.

07. Revisão
Revise, reescreva, acrescente, retire, jogue fora, comece outro. Essa é uma parte importante do trabalho. Reveja os parágrafos, certamente na primeira vez eles não se encaixem, reajuste-os.  Leia o trabalho e vá editando, repetidas vezes, até que ele beire a perfeição.

08. Introdução
É melhor deixar a introdução por último. Ela deve ser clara, precisa. Impecável, é a porta de entrada para o sucesso. Garanta que esteja bem escrito, e chamativo – não o vista de rosa, nem como cosplay de pavão - . Você deve também desenvolver a metodologia que tem o relatório: como será desenvolvido.

09. Conclusão
Depois de um bom desenvolvimento feito, devemos ir para a conclusão. Onde será feito um apanhado geral de todo o trabalho. Deve ser, assim como a introdução, impecável. Dependendo do final o leitor vai ter vontade de jogar no lixo te xingando por fazê-lo perder tempo ou guardar em uma gaveta para mostrar aos amigos no fim de semana – que exagero-.

10. Não mate o português
Não acho que seja necessário dizer isso novamente, mas é bom relembrar. Evite erros gramaticais, principalmente de concordância verbal e nominal. Todos os possíveis. Se Shakespeare escreve-se mais no lugar de mas ninguém daria crédito ao que ele diz.  

Post feito com ajuda dos seguintes artigos:

Recomendo:

3 comentários:

  1. suas dicas foram ótimas ,ajudou mt obrigado *0*

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  2. Adorei as dicas!!
    Bhjs
    teenagedreaamss.blogspot.com.br

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  3. Dicas perfeitas acho que é em empresas que usam mais esse tipo de coisas, nunca escrevi um acho meio complicado mas com as dicas facilitaram e muito!

    XOXO
    jovenclube(.blogspot.com.br)

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