Como escrever uma redação dissertativa?

Como escrever uma redação dissertativa?
Redação não é uma coisa que eu ame. Gosto de escrever, mas redação não me apetece. Mas a gente sempre se bate com uma questão em que pede uma redação, ou um pequeno texto dissertativo. E como é importante a gente não pode deixar de abordar.
Primeiro, se você tem o hábito de ler e escrever vai ser bem mais fácil pra você passar suas ideias para o papel de uma forma satisfatória.  Se você não tem o hábito lindo de ler – ler livros de no mínimo 100 páginas e de temas relevantes, não revistas da Capricho – passe a ter, vai te ajudar no seu conhecimento de escrita, de palavras, vai te ajudar organizar idéias e passá-las  para o papel de modo que quem vá corrigir não pense que foi uma criança de 5 anos que escreveu.

Vamos a algumas dicas básicas

01.Saiba interpretar o tema
Como meus professores sempre dizem, termine de ler o tema/pergunta/questionamento antes de achar que sabe do mundo e sair escrevendo bobagem. Então preste atenção no tema, leia, releia e interprete, porque se você fugir do tema a sua nota pode ser um zero bem redondo maior que Júpiter.

02. Eu não. Eles.
Evite escrever na primeira pessoa do singular, nem se incluir na redação, nem contar casos da sua vida. Ninguém quer saber e não é interessante. Escreva na terceira pessoa do plural, é mais aconselhável.


03. Evite ou leve um tapa.
Evite frases feitas, gírias, vícios de linguagem, internetês – nem é necessário avisar disso -, etc. e abreviação .

04. Argumentar não mata
Use argumentos convincentes. Lembra daquela leitura chata que você fez ou da notícia que passou na TV sobre não sei quem? Ela pode ser útil. Pesquise antes sobre fatos históricos, eles podem ser úteis nesse momento. Não use argumentos vagos e pautados no achismo.

05. Pergunte-se
Sempre que estou escrevendo algo, ou respondendo algo eu fico conversando com a atividade. Literalmente. Me perguntando o que mais eu posso fazer, que ideias eu posso repassar. Isso é importante, auto-indagação. Use-a, levante ideias.

06. Rascunho nosso de cada dia.
Construa um rascunho. Ele nunca é indispensável. Priorize o conteúdo.

07. Faça um intervalo
Pare um pouquinho, respire, vá cuidar de outros assuntos. No caso de uma prova, vá respondendo questões de outros assuntos. Desvie a atenção do texto por alguns minutos, isso vai ajudar a evitar erros e fazer você se achar no meio de tanta letra caso esteja perdido e já desmotivado.

08. Revise
Revisão não mata ninguém, e pode ser crucial. Você pode rever palavras que você repetiu muitas vezes e usar um sinônimo. Pode tirar coisas desinteressantes ou pôr novas ideias. E rever o português, porque não adianta você ser Einstein se assassina cruelmente o bom português, amigo de todos nós.

09. “Eu roubei pão na casa do João”
Preste atenção no título, use uma frase curta que tenha relação com o tema.  O título não pode ser sua confissão de roubo na casa do João se você está falando da menina Cristina que matou cruelmente seu ursinho a pauladas.  Entende?

3 comentários:

  1. Estava mesmo precisando dessas dicas.

    sweet-of-cherry.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas mands hduoshduoshduoshdsou chorei de rir com a 9

    ResponderExcluir
  3. Amanda, essa pagina já está nos meus favoritos. Muito importante para mim e para os meus futuros concursos públicos.

    ACESSO PERMITIDO. <3
    Retribui?

    ResponderExcluir