Como Eram Feitos os Livros Antigamente

Oi, depois de muitooo tempo sem postar eu volto *-*.  Bom, hoje vamos falar sobre livros acho que vocês já perceberam que eu amo postar sobre livros né? Como são e como eram feitos os livros? Todos nós já sabemos que os livros são feitos de papel - essa é a coisa mais obvia do mundo - mas...será que é só isso mesmo? Venha conferir ;3! (Os créditos das informações está no fim do post)

 A escrita é a memória da humanidade. É por meio dela que podemos saber das histórias que nossos antepassados contavam há milhares de anos, que podemos saber como eles organizavam suas vidas, o que conheciam, o que inventavam.
Os primeiros textos que o homem escreveu foram esculpidos em tabuletas de argila ou de pedra e serviram para documentar, por exemplo, quantos bois haviam sido vendidos por um certo comerciante ou quantos objetos existiam no palácio do rei. Nessa época, cerca de 4 mil anos antes de cristo, só os escribas sabiam ler e escrever.
Cerca de mil anos depois, os egípcios já escreviam sobre folhas de papiro (feitos de tiras de uma planta).             Os rolos de papiro eram muito mais leves, fáceis de levar de um lado para o outro e foram usados durante muito tempo.
Aos poucos, o frágil papiro foi sendo substituído pelo resistente pergaminho, feito da pele curtida de animais. Essas "folhas" de couro, sobre as quais se escrevia, eram cortadas em retângulos, dobradas e costuradas em  códices.
Na Europa, durante a Idade Média, pouquíssimas pessoas sabiam escrever. Quem tinha acesso aos livros eram padres da Igreja Católica e muitos reis e nobres eram até analfabetos. Os chamados monges copistas eram religiosos que dedicavam a vida a copiar o que havia sido escrito na Antiguidade. Mesmo que a maioria das pessoas não tivesse acesso, o importante era preservar o conhecimento. Durante esse período, o pergaminho foi sendo substituído pelas folhas de papel, que, costuradas em um de seus lados, viraram os livros com a forma que conhecemos até hoje.
Os livros eram muito caros, pois eram copiados á mão, um por um. Imagine o trabalho que dava copiar á mão um livro inteiro, com todas as letras, todos os desenhos! Como fazer para conseguir mais cópias de um modo mais rápido?
Os chineses já haviam resolvido esse problema no século II da era cristã. Para poder fazer várias cópias rapidamente, eles inventaram a técnica da impressão. Eles esculpiram toda a página de um livro em um bloco de mármore ou de madeira, como se fosse um grande carimbo.
No Ocidente, por volta de 1450, um alemão chamado Gutenberg teve a mesma ideia que os chineses e inventou a imprensa. Só que em vez de usar madeira, Gutenberg resolveu fazer os moldes em chumbo, material mais resistente. E em vez de gravar toda a página de um livro, ele inventou os tipos móveis, ou seja, letras separadas umas das outras, que podiam ser reutilizadas em outras impressões. Assim passou a ser  muito mais rápido e mais barato fazer livros, o que foi uma verdadeira revolução.
De lá pra cá, surgiram os computadores, outra gigantesca revolução. O texto se desprendeu do papel e virou bytes e luz. Hoje, os livros de versões eletrônicas, lidas nas telas do mundo todo. O texto não precisa mais ser material.
Utilitários: 24 barrinhas divisórias
Não queiram me matar, eu não tenho culpa pelo texto ser tão grande u-u. Esse texto foi retirado do meu livro de Português, o nome do livro é "Português - A Arte da Palavra". O meu livro também merece créditos kkkk

4 comentários: