Se você fosse um livro nacional. Qual seria?

Se você fosse um livro nacional. Qual seria?


Encontrei um teste muito interessante para meus nerds viciados em livros. E porque não é só livro do povo gringo que presta, eu pergunto: Se você fosse um livro nacional. Qual seria? Um livro que ninguém quer ler? Um best-seller? Ou um ótimo livro lido por poucos? Faça o teste e me conte o resultado. 


Meu resultado deu dois livros. Que eu não tenho interesse nenhum em ler, porque não simpatizo muito com as autoras.


 "A paixão segundo GH", de Clarice Lispector 

Você é daqueles sujeitos profundos. Não que se acham profundos – profundos mesmo. Devido às maquinações constantes da sua cabecinha, ao longo do tempo você acumulou milhões de questionamentos. Hoje, em segundos, você é capaz de reconsiderar toda a sua existência. A visão de um objeto ou uma fala inocente de alguém às vezes desencadeiam viagens dilacerantes aos cantos mais obscuros de sua alma. Em geral, essa tendência introspectiva não faz de você uma pessoa fácil de se conviver. Aliás, você desperta até medo em algumas pessoas. Outras simplesmente não o conseguem entender.
Assim é também "A paixão segundo GH", obra-prima de Clarice Lispector amada-idolatrada por leitores intelectuais e existencialistas, mas, sejamos sinceros, que assusta a maioria. Essa possível repulsa, porém, nunca anulará um milésimo de sua força literária. O mesmo vale para você: agrada a poucos, mas tem uma força única.

"Doidas e santas", de Martha Medeiros

Moderninha e solteira, ou radiante de véu e grinalda? Eis a questão da jovem (ou nem tão jovem) mulher profissional, cosmopolita e, apesar de tudo, muito romântica. Eis a sua questão! Confesse: quantas horas semanais você gasta conversando sobre encontros e desencontros sentimentais com as suas amigas? Aliás, conversando não. Analisando, destrinchando... Mas isso não quer dizer que você só questione a existência de príncipe encantado, não. A vida adulta hoje não está fácil para ninguém, como bem mostram as 100 crônicas de "Doidas e Santas" (2008), que retratam os sabores e dissabores da vida sentimental e prática nas grandes cidades.

2 comentários:

  1. No meu a maioria foi de literatura clássica... não gosto... o melhorzinho foi "O alquimista" - Paulo Coelho

    ResponderExcluir
  2. Ah, adorei o teste! *-* O meu deu "A paixão segundo GH", de Clarice Lispector, fiquei muito feliz com o resultado, já que amo o trabalho dela! haha Beijo!

    Diva Pensante (perfil)

    ResponderExcluir