Por que as pessoas dizem que gatos possuem setes vidas?


Por que as pessoas dizem que gatos possuem setes vidas?


Para começar bem o mês de fevereiro, que vai nos trazer um asteroide no dia 15, trouxe uma curiosidade, realmente, muito interessante.
Acho que todo mundo já ouviu falar que gatos têm sete vidas. Mas qual o motivo disso?
Pesquisei e encontrei duas respostas, vou postar as duas e vocês acreditam, ou desacreditam, na que quiserem.

01. Acredita-se que essa lenda surgiu na Idade Média, quando as bruxas e magos, e os gatos eram vítimas da Inquisição. Foi empregado muito esforço para acabar com eles, mas dificilmente o número diminuía. Porque, como os gatos são fofos, encontraram muitas pessoas para escondê-los e criá-los secretamente.
E por isso, os inquisidores, afirmavam que só tendo parte com misticismo e afins para mesmo tão caçado continuar por aí. E assim surgiu o termo de que gatos possuem sete vidas.

02.  A quantidade de vidas varia de uma parte do mundo para outro. Em países de língua inglesa as pessoas costumam dizer que gatos possuem nove vidas, ao invés de sete. Os dois números possuem um significado em diversas culturas e religiões. Na cabala, por exemplo, o número nove representa a vida e a abundância.
Não é possível dizer exatamente a origem dessa conversa, mas acredita-se que originou-se na Idade Média, quando as pessoas acreditavam que as bruxas se associavam aos gatos, principalmente os de cor preta.
“Em 1584, no livro Beware the Cat, o escritor inglês William Baldwin dizia que "é permitido às bruxas possuírem o corpo do seu gato por nove vezes".
Outro inglês, John Heywood, reuniu, em 1546, uma coletânea de provérbios, dos quais um dizia que "a mulher, assim como o gato, tem nove vidas".
Já os árabes e turcos nada tinham contra os gatos (Maomé vivia cercado deles) e seus provérbios falam em sete vidas. É provável que tenham passado essa versão para espanhóis e portugueses na ocupação da Península Ibérica pelos mouros. E assim chegou no Brasil"


7 comentários:

  1. Não conhecia nenhuma das duas versões. Legal... Rsrsr'

    Beijos, Carol!
    Controvérsias.

    ResponderExcluir
  2. Eu não acredito nessa parada de 7 ou 9 vidas em um gato, pra mim eles só tem uma e ponto (não sei se tem alguém que acredita nessa bagaça, mas né..). Mas se fosse real, eu acreditaria mais nessa segunda teoria.

    www.blogmagiateen.net

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber dessa curiosidade! Várias das nossas lendas tem por trás um pano de fundo obscuro como esse.

    ResponderExcluir
  4. Não pretendo testar as teorias... mas creio que estão erradas hehe'

    ResponderExcluir
  5. Da hora! Pena que meu blg é de cachorro!!

    ResponderExcluir
  6. Não acredito nisso de 9 ou 7 vidas apesar da minha mãe ser super supersticiosa com esse assunto mas seilá não tem o PORQUE eles terem 7 vidas até porque o cachorro é mais fofo e lindo que o gato u-u

    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Que interessante, não sabia que essa história tinha base com a Inquisição. ADOREI! :3

    Acesso Permitido, retribui?

    ResponderExcluir