Divagando: Química - Teoria do complexo ativado

Divagando: Química - Teoria do complexo ativado
Para uma reação química acontecer, seus reagentes devem ter afinidade e terem contato.
Esse contato ocorre por meio de uma colisão entres as moléculas, a qual se chama choque efetivo - o choque efetivo depende de muita energia para quebrar as primeiras ligações e formar novas ligações e novas substâncias.-. Que por ser bem orientado possibilita um encaixe perfeito entre as moléculas.
No momento em que ocorre o choque efetivo forma-se uma estrutura que conhecemos por complexo ativado, que pode ser definido como um estágio intermediário ou de transição da reação, no qual não há mais reagentes, entretanto, os produtos também não se formaram ainda. O mínimo de energia necessária para que ocorra o complexo ativado é chamada de energia de ativação, e a reação só ocorre se houver a formação do complexo ativado.
A teoria do complexo ativado se sustenta em dois princípios fundamentais:
  1. Apesar da instantaneidade do complexo ativado, ele deve também ser analisado como uma estrutura química, e deve-se considerar o seu equilíbrio com os reagentes.
  2. A velocidade da reação de decomposição do complexo ativado é geral e não depende da natureza dos reagentes e nem da sua forma física. A decomposição do complexo ativado ocorre na mesma velocidade da reação global.
A teoria do complexo ativado também defende que o aumento da energia potencial é diretamente proporcional à aproximação dos reagentes e que, quando essa energia atinge o seu nível máximo, forma-se o complexo ativado.
O complexo ativado, uma vez formado, pode voltar e produzir moléculas de reagentes, ou seguir e formar moléculas de produtos. Mesmo que certas moléculas passem pelo estado de transição e sejam revertidas em reagentes, se elas passarem pelo complexo ativado, é fato que os produtos serão formados.
A teoria do complexo ativado é mais abrangente que a teoria das colisões, uma vez que se aplica não só a reações em estado gasoso, mas também a reações em solução.

2 comentários:

  1. Muito interessante vcs falarem sobre estes assuntos. Parabéns .

    deem uma passadinha em http://aninhasouto.blogspot.com.br/2012/11/viajem-no-tempo.html

    ResponderExcluir