Divagando: Pessoas narcisistas escondem baixa auto-estima



Divagando: Pessoas narcisistas escondem baixa auto-estima

O comportamento de excessivo amor-próprio, denominado de narcisismo. No qual a pessoa está sempre se sentindo bem consigo mesma, pode esconder justamente o contrário.
Pesquisadores dos EUA, explicam que , de início, nem sempre o narcisismo tem a mesma “gravidade” em todas as pessoas: enquanto em algumas não passa de uma característica de personalidade, em outras essa condição pode ser considerada um dano à saúde psicológica.
Em seu experimento, para chegar a respostas sobre o narcisismo, os pesquisadores reuniram 71 estudantes do sexo feminino, e a cada uma entregaram um questionário com perguntas relacionadas a auto-estima e ao narcisismo.
Na segunda etapa, as voluntárias passaram por um teste oral. O “interrogatório” foi feito enquanto elas estavam ligadas a um detector de mentiras, mas para algumas delas foi dito que o detector era apenas um teste, e que ele seria desligado antes do diálogo começar. As participantes respondiam com “sim” ou “não” frases de cunho pessoal, sobre o quanto elas se sentiam bem consigo próprias em determinadas situações.
Entre as voluntárias que retrataram baixo narcisismo, no questionário escrito, o fato de o detector de mentiras estar ligado ou não foi algo insignificante, pois elas foram sinceras o tempo todo.
As voluntárias que se declararam narcisistas no teste escrito, no entanto, deram mais respostas “positivas” (em que mostraram amor-próprio) quando achavam que o detector de mentiras estava desligado. Isso indica que talvez estivessem simulando se sentir bem, quando na verdade encobrem falta de auto-estima, em maior ou menor escala.

2 comentários:

  1. Faz tanto tempo que não venho aqui.
    Está Lindo *--*

    Uns tempo atras, já fui mais vaidosa, ultimamente me desleixei. Cansei.

    Bej
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ç.Ç eu sempre fui perfeccionista mas vaidoso nunca acho que sei lá né

    jovenclube(.blogspot.com)

    ResponderExcluir