Divagando: Irmãos mais velhos são mais inteligentes, enquanto irmãos mais novos são mais extrovertidos



Divagando: Irmãos mais velhos são mais inteligentes, enquanto irmãos mais novos são mais extrovertidos
    Segundo um estudo, a ordem de nascimento pode influenciar a personalidade e a inteligência da criança.
Os primogênitos são mais espertos, enquanto os irmãos mais novos possuem melhores notas e são mais extrovertidos.
Os resultados confirmam expectativas anteriores de que, por exemplo, irmãos mais velhos têm mais aptidão. Porém, contrariam estudos anteriores que afirmam que eles seriam mais extrovertidos.
Os pesquisadores sugerem que há algumas diferenças intrínsecas entre irmãos, que podem surgir não importando o que os pais façam. Segundo os investigadores, não há como tratar as crianças do mesmo jeito, por mais que os pais afirmem que fazem isso, já que elas são diferentes.
A maioria dos estudos anteriores sobre a influência da ordem do nascimento das crianças na família analisa apenas crianças de famílias diferentes. Por exemplo, a maioria esmagadora dos presidentes americanos e ganhadores do prêmio Nobel eram primogênitos – eu tenho grandes chances de ganhar um prêmio Nobel, ou ser sucessora da Dilma u.u - assim como 21 dos 23 primeiros astronautas da NASA. No entanto, esses estudos não levam em conta influências que surgem a partir de crianças da mesma família, como a concorrência que pode existir entre irmãos.
No estudo atual, a equipe examinou 90 pares de irmãos na escola. Os indivíduos deviam relatar suas notas e foram comparados com seus irmãos nas seguintes categorias: inteligência, ética e desempenho acadêmico.
Os mais velhos receberam maior pontuação em testes de matemática e capacidade verbal, enquanto os mais novos tiveram melhor média de em língua inglesa e matemática.
Em um segundo experimento, os investigadores analisaram as diferenças de personalidade entre 76 pares de irmãos na escola. Os irmãos mais novos eram mais sociáveis, sentimentais, tolerantes e abertos a novas experiências do que seus irmãos mais velhos, que, por sua vez, eram mais perfeccionistas.
O porquê dos resultados ainda não é claro, mas os pesquisadores têm algumas ideias. O primogênito pode pontuar mais em termos de inteligência porque, em algum momento de sua vida, ele foi um filho único que recebeu total atenção dos pais.
Irmãos mais jovens podem ter notas melhores porque eles receberam orientação dos mais velhos que já tiveram de encarar certos assuntos. Além disso, crianças nascidas depois podem sentir uma pressão extra para ser competitivo, na esperança de ganhar atenção dos pais.
Os jovens também podem ser mais abertos a novas experiências porque viram os obstáculos que seus irmãos mais velhos superaram e, portanto, se sentem mais seguros ao enfrentar desafios. 
Fonte: HypeScience

2 comentários:

  1. Sou primogênito kkk' Durante 1 ano e 11 meses eu tive atenção única e total dos meus pais. Amanda, incrível o post ;P Estou de volta.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, comigo e com a minha irmã é assim mesmo... Quer dizer, na parte das notas não há muito a comparar, ambas tiramos nota máxima ou perto a quase todas as disciplinas ;) Mas confirmo na personalidade

    Kissus da Any
    http://sou-uma-adolescente.blogspot.pt/

    ResponderExcluir