Divagando: Descubra o que a sua letra diz sobre a sua personalidade

Divagando: Descubra o que a sua letra diz sobre a sua personalidade
 Estava conversando com minha mãe hoje, e caímos no assunto: "Tamanho de letra e o que ela mostra sobre a sua personalidade", passamos bem rapidamente sobre esse assunto, mas achei que seria muito interessante postar sobre isso aqui... Então, estaria interessado em saber o que a sua letra diz sobre a sua personalidade? Continue lendo...



Achei no site UOL, uma entrevista onde o grafólogo José Bosco, autor do livro "Grafologia: A ciência da Escrita", onde ele fornece algumas dicas para que você possa se conhecer através da grafologia, ele mostra como avaliar: sexualidade, fidelidade, infidelidade, capacidade intelectual, caráter, estados emocionais, temperamento e até mesmo se a pessoa tem tendências suicidas ou para o vício de álcool e drogas. Ele explica que não existem duas escritas iguais no mundo, porque não existem duas personalidades iguais. E você pode lê-la clicando AQUI.


Faça o teste:
Saiba que:

 Na análise grafológica não é levado em consideração o facto da letra ser bonita ou  feia ou o facto do autor ser dextro ou canhoto. O estudo concentra-se exclusivamente na caligrafia e não em questões acessórias.

 No entanto, questões como a direcção do texto, espaçamento de letras e linhas e a forma como o espaço é aproveitado, são aspectos de grande relevo numa análise deste tipo.

 Para que seja mais fiável, é importante que o texto a analisar tenha pelo menos 20 linhas, seja escrito numa folha branca não pautada e que a pessoa não tenha a noção de que está a ser testada.

Aspectos concretos da análise grafológica:

 A assinatura é um dos elementos mais relevantes neste tipo de avaliação. 
Pessoas com auto-estima média não fazem qualquer tipo de sublinhado, 
Uma assinatura com sublinhado demonstra que estamos perante uma pessoa auto-confiante, com uma auto-estima acima da média. 
Já a pessoa que sente necessidade de marcar a sua assinatura com vários traços, seja em forma de sublinhado ou de elementos acessórios ao nome, é provavelmente muito insegura e com uma baixa auto-estima.

 Outro elemento muito característico nesta análise são letras como a letra T, com um grau de personalização elevado. 
Se a barra superior da letra "t" é feita só do lado direito, podemos estar perante uma pessoa muito emotiva, com dificuldade em controlar as emoções e, eventualmente, no relacionamento com os outros. 
Quando a barra do “t” cruza ao centro,  esta pessoa provavelmente não tem um mau temperamento.

 A ligação dada às letras em cada palavra também é um fator distintivo de personalidade na escrita. 
Se tem por hábito encadear muito as letras sem espaço entre elas, provavelmente  trata-se de uma pessoa com um raciocínio predominantemente lógico e racional e de pensamento rápido. 
Já quem, em cada palavra, faz um espaçamento grande entre as letras, quase afastando-as entre si, tem tendência a ser uma pessoa insegura, pouco confiante.

 Já o espaçamento entre palavras, quando muito grande, indica necessidade de liberdade e valorização de autonomia na realização do trabalho.
Pessoas que praticamente não deixam espaços entre palavras, gostam de estar acompanhadas.

 Também a forma como o papel do espaço é aproveitado traduz traços importantes da nossa personalidade. Deixar poucas margens no texto e ter tendência a utilizar a folha até ao final, demonstra impaciência e grande impulsividade. Por outro lado, um texto muito centrado, com espaços curtos muito idênticos entre margem direita, esquerda, superior e inferior revela que o autor planeia as coisas com antecedência.

 Ainda na distribuição do espaço:
Se a margem esquerda for muito grande, há uma grande orientação para o futuro e desejo de ver “as coisas a andar”. 
Mas, se a margem direita for muito grande há uma orientação para o passado, receio.

 Quanto à forma da letra, normalmente está associada ao cuidado que as pessoas imprimem às actividades a que se dedicam ou sobre a forma como reagem aos estímulos que recebem. 
Uma letra redonda é um sinal de cuidado, atenção e precisão, amabilidade e generosidade. 
As letras muito angulares demonstram, por seu lado, autodisciplina, rigidez, e pensamento analítico.
Letras abertas, incompletas denunciam uma pessoa que fala muito, e que pode ter dificuldade em manter sigilo sobre determinadas questões.E quem escreve com letra de forma? De acordo com o grafólogo Paulo Sergio de Camargo, o principal objetivo de quem escreve assim é de "fazer bonito" diante de si mesmo e dos outros. "Pode ocorrer em pessoas com elevado sentimento estético ou com falta de autenticidade, ou seja, preocupadas em demonstrar algumas qualidades pessoais perante o mundo".

 A direção que o texto assume, quando mais inclinado para a esquerda ou para a direita, por exemplo, pode dizer muito sobre a forma como uma pessoa lida com as emoções. 
A inclinação para a esquerda vem normalmente associada à timidez, retraimento, ou a uma pessoa muito ligada às emoções, resistente à mudança por ser muito apegada ao passado.  
Uma inclinação para a direita, em sentido oposto, está ligada à extroversão, equilíbrio entre a emoção e a razão, expressividade, orientação para o futuro e sociabilidade.
A escrita perpendicular (sem inclinação) normalmente identifica personalidades equilibradas e bastante objetivas.

 Se ao escrever sobre uma “linha imaginária” a pessoa consegue manter uma linha reta é, possivelmente, uma pessoa rígida e exigente, mas que sabe ir ao cerne das questões e com uma grande capacidade de auto-motivação. 
Se a linha for a descer, será um indicador de algum cansaço ou pessimismo, talvez até uma propensão ao desânimo perante obstáculos. 
Linhas em sentido ascendente (subindo), apontam já para muita energia, optimismo e ambição.

 A forma como o texto aparece, muito apagado, normal ou muito denso, pode denunciar o estado anímico do seu autor. 
Uma pressão forte, revela determinação, alguma agressividade e levar as coisas a sério.
Já um texto quase apagado, demostra timidez, mas pode também ser sinal de alguma preguiça ou falta de energia, tristeza.

 Quanto ao tamanho da letra: 
Quando pequena indica cuidado, concentração, modéstia, e alguma intolerância.
Letra de tamanho médio revela uma pessoa facilmente adaptável, prática e realista.
Por sua vez, letra grande manifesta extroversão, liderança, generosidade e falta de atenção aos detalhes.

 O ponto no “i” – quando colocado próximo da letra demonstra atenção ao detalhe.  Por vezes em cima do traço outras vezes ao lado, significa que é mais atento a uns detalhes do que a outros.
Sem ponto, significa que dá pouca atenção aos detalhes, que pode ser descuidado ou esquecido.

 Quando a curva do “e” é muito igual, a pessoa em questão sabe ser uma boa-ouvinte e tolerante em relação às ideias e comportamento dos outros.
O “e” muito aberto, pode ser tolerante demais, aceitando o ponto de vista dos outros sem questionar. 
O “e” muito fechado tem a sua opinião e é muito complicado para entender o ponto de vista das outras pessoas.

 Se termina as palavras em curva a apontar para cima e para a esquerda é por  natureza uma pessoa que gosta de estar no centro das atenções.
 Se termina sem curvas, não necessita da aprovação dos outros. 

 Se a segunda curva do “m” é tão alta como a segunda, não tem grandes preocupações com a forma como é visto pelos outros.
Se a segunda curva é mais alta do que a primeira, preocupa-se com o que os outros pensam e não quer ter nenhum comportamento criticável. 
Se a segunda curva é mais baixa do que a primeira, indica diplomacia.

Encontrado neste site AQUI

Você pode ver sobre outras questões na entrevista indicada no início do post.

 E aí? O que acharam? Acreditam nisso? Como foi o resultado de vocês? Bom ou ruim? Verdade? Mentira? (hoje eu estou nem animada para fazer perguntas o/).
Comentem *--------*

5 comentários:

  1. Baaaaaaah *-* amei, amei. Tudo verdade, não ligo para o que os outros dizem, sou preguiçosa, objetiva, ligo mais pra uns detalhes do que pra outros, omg *o* muito, muito perfeito! Asuahsuha.
    Beijos >< indelicada-official.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quantas perguntas, koaskoas brincadeira amor. O meu resultado foi , levo as coisas a serio, prática, realista... emfim não sei se acredito nisso mais achei bem interessante. Beijos da Ana, Adolescentes do oposto (Blog no perfil)

    ResponderExcluir
  3. Ah... a psicologia é uma complexidade que desvenda outra complexidade: nós!
    Achei muuuuuuito interessante, NUNCA pensei que forma, tamanho, espaço, linhas, etc pudessem significar algo 'o'.
    É surpreendente, heim...

    Beijão, ótimo FDS!
    Loucos Informados

    ResponderExcluir
  4. Nossa interessantíssimo me identifiquei com muita coisa aí. Meu amigo essa semana tava usando um aplicativo do celular pra fazer esse "perfil" psicologico através da minha letra mas nao quis me mostrar o resultado '--' hauhauauaa ele é paia demais.

    - Desconstruindo as palavras -

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que interessante, não sabia dessas coisas e nem que existia essa analise toda na escrita das pessoas xD
    Gostei, bem interessante mesmo e me identifiquei com muita coisa daí. \õ
    Beijinhos ♥
    http://mydreamsofasummernight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir