Tá vendo aquela lua, que brilha lá no céu? Lua Azul - Um fenômeno que acontece a cada três anos

Tá vendo aquela lua, que brilha lá no céu? Lua Azul - Um fenômeno que acontece a cada três anos
 E eu aqui cantando um monte de música estranha que fala sobre a lua, e que eu nem sei direito u.u


 Assim, acho que eu devia mudar o nome do blog, assim, só acho mesmo, porque de uns tempos pra cá eu tenho postado tanta coisa sobre Física e Astronomia que vocês já devem ter cansado do blog, e de mim (principamente de mim)... Mas, digamos assim, hoje é um dia especial. Você já olhou a lua hoje? Ou pelo menos sabe que hoje acontece um fenômeno raro? Sim, a lua azul... Ela não está azul (chorei aqui T.T.), até porque o nome não tem nada a ver com a cor, mas embora digam que ela não está diferente, eu acho que ela está brilhando um pouquinho mais. Saiba mais sobre a Lua Azul...


Um fenômeno raro no céu ocorre nesta noite desta sexta-feira, chamado de Lua Azul. Segundo definição popular, uma Lua Azul é a segunda lua cheia em um mesmo mês, que acontece com a frequência de uma vez a cada dois ou três anos. De acordo com o físico do Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) Jorge Honel, agosto terá a segunda lua cheia por que a primeira ocorreu no primeiro dia do mês, dando uma diferença de 29,53 dias entre uma e outra, ideal para o fenômeno ocorrer.
Segundo ele, por causa dessa diferença de tempo para o fenômeno acontecer, fevereiro é o único mês do ano que não tem possibilidade de ocorrer a Lua Azul. Esse nome surgiu a partir do anuário astronômico americano do século XIX, quando um astrônomo deu o nome de Blue Moon para a segunda lua cheia que aconteceria em um mesmo mês. O nome, portanto, não está relacionado diretamente à cor do corpo celeste. Na língua inglesa, a expressão "a cada Lua Azul" é utilizada para indicar eventos possivelmente raros.
Diferente do que o nome indica, o fenômeno não apresenta um brilho mais intenso, não tem uma coloração azulada e não sofrerá nenhuma mudança de fato. Para o astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro Naelton Mendes de Araújo, o fenômeno é mais cultural do que astronômico. Ela poderá ser vista de qualquer lugar do mundo e é uma lua cheia normal. A próxima Lua Azul está prevista para ocorrer em julho de 2015.
A última vez que o fenômeno apareceu no céu foi no dia 31 de dezembro de 2009, o tipo mais raro de ocorrência. Segundo Honel, o dia é considerado difícil de ocorrer por coincidir com a véspera de Ano Novo. "Todos os meses que têm 31 dias estão sujeitos a ter a Lua Azul, e por causa do período lunissolar (calendário baseado nos movimentos da Lua e do Sol), em determinados meses o fenômeno pode ocorrer mais facilmente", explica.

4 comentários:

  1. Amanda não acredito que você postou isto à noite. mimimimi.. Estou lendo hoje 01/09!!! Não tive a oportunidade de ver esse fenômeno!!! TRISTE!!Mas achei realmente interessante, não o conhecia! Bom,quando disse em mudar o nome do blog, espero que esteja sendo irônica, afinal, você está postando coisas realmente NERDS que amo demais!!!!

    Acesso Permitido.
    Projeto Discipulando.

    ResponderExcluir
  2. Pooxa, não sabia da Lua Azul e como o Andy estou lendo hoje dia 01/09! O jeito é esperar mais 3 anos...

    ResponderExcluir
  3. Ai eu vi a Lua ela estava linda demais ^^ eu me apaixonei por ela. Esse fenomino é LINDO eu realmente desejo rever ele :]Não mude o nome do blog não hein!

    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Awwwn que coisa mais fantástica!
    Nosso Deus é perfeito né?
    Olha só que legal!
    E EU PERDI ISSO, ASSIM COMO O ELCIMAR!
    kkkkkkkkkkkkk
    D:
    Que pena que o fenômeno é "nomeado errado", pensei que a Lua ficasse mesmo azualada ¬¬
    Beijos!
    Loucos Informados

    ResponderExcluir