Divagando: Física - Tire suas dúvidas sobre o bóson de Higgs - A “partícula de Deus”

Divagando: Física - Tire suas dúvidas sobre o bóson de Higgs - A “partícula de Deus”


A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) divulgou, que cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons observaram uma partícula que – ao que tudo indica – corresponde ao bóson de Higgs, cuja existência havia sido prevista teoricamente. Apelidado, por alguns, de partícula de Deus, o bóson de Higgs é uma peça fundamental no quebra-cabeça da física moderna. A comprovação experimental da sua existência é um importante marco para a ciência.

A existência do bóson de Higgs está comprovada?
Pode-se dizer que sim, embora não haja 100% de certeza. Dois experimentos diferentes realizados no Grande Colisor de Hádrons (LHC), na Suíça, detectaram uma partícula cujas características correspondem ao bóson de Higgs. Os cientistas estimam que a chance de a partícula encontrada não ser esse bóson é de apenas uma em cerca de 3,5 milhões. É um grau de certeza muito alto.
Ainda assim, os físicos são cautelosos ao apresentar suas conclusões. Eles dizem que ainda há muito trabalho pela frente para afastar essa leve incerteza. A chance de que haja algum erro experimental também não está totalmente descartada. Mas os resultados são consistentes e plausíveis.


Qual é a importância dessa descoberta?
O bóson de Higgs foi previsto como parte do chamado Modelo Padrão, usado na física moderna para explicar a constituição da matéria. Era a única partícula prevista nesse modelo que ainda não havia sido observada experimentalmente. A comprovação experimental mostra que o Modelo Padrão está correto.
Se, ao contrário, os físicos descobrissem que o bóson de Higgs não existe, teriam de elaborar um novo modelo. Nesse caso, muitos estudos realizados nas últimas décadas precisariam ser revistos.

Por que o nome é bóson de Higgs?
Bóson é uma classe de partículas subatômicas previstas no Modelo Padrão. Higgs é um dos cientistas que contribuíram para a elaboração dessa teoria nos anos 60.

Por que o bóson foi apelidado de “partícula de Deus”?
Muitos cientistas não gostam desse apelido de origem incerta. Ele vem do fato de que o bóson de Higgs confere massa a outras partículas subatômicas. Ele seria, então, o “toque divino” que permitiu a existência do universo como conhecemos.

Como foi feita a observação do bóson?
Os físicos usaram o gigantesco acelerador de partículas LHC para realizar colisões de prótons em velocidades próximas à da luz. Esses choques de prótons provocam a emissão de outras partículas subatômicas, ainda menores que eles.
Embora não seja possível observar essas partículas diretamente, podem-se encontrar indícios da presença delas por meio de detectores também gigantescos. Os dados coletados em dois dos detectores do LHC – o Atlas e o CMS – indicam que o bóson de Higgs está entre as partículas liberadas nas colisões.

 Por que só agora essa partícula foi encontrada?
A busca demorou décadas e exigiu a construção de aceleradores de partículas cada vez mais potentes. O Modelo Padrão prevê várias coisas sobre o bóson de Higgs, mas não prevê sua massa. Quanto maior a massa de uma partícula, mais poderoso precisa ser o acelerador para estudá-la.
O CERN começou pesquisando o bóson em seu antigo acelerador LEP, desativado em 2000. Como não obteve sucesso, ficou claro que a partícula tinha massa elevada e exigiria um equipamento mais poderoso que o LEP. Novos experimentos foram feitos no Tevatron, acelerador que funcionou até 2011 no Femilab, nos Estados Unidos.
Os cientistas do Fermilab concluíram que o bóson deveria estar na faixa de 115 a 135 gigaelétron-volt (GeV – como massa e energia estão relacionadas pela equação e=mc², os físicos usam essa unidade de energia para indicar a massa das partículas). O LHC, que entrou em operação regular em 2010, é o mais potente acelerador já construído. Com ele, foi possível detectar o bóson e estimar sua massa entre 125 e 126 GeV, bem no meio da faixa prevista pela equipe do Fermilab. 

Feita a descoberta, qual é o próximo passo?
A primeira tarefa para os físicos é determinar a massa da partícula detectada no LHC com mais precisão. Depois, eles terão de estudar suas características e verificar se elas correspondem àquelas previstas na
teoria. Isso vai aumentar a certeza de que ela é mesmo o bóson de Higgs e não alguma partícula exótica até então desconhecida.

Fonte: EXAME.com

2 comentários:

  1. Amanda, esse é muito complexo. Há pessoas dizendo que os cientistas modernos estão tentando provar que Deus existe, ou que Deus não existe. Acho que devemos sim, melhorar nossa ciência, é algo importante para a evolução humana em si. Já conhecia à alguns anos esse projeto de descoberta de uma certa partícula. Espero que eles estejam certo, não é mesmo? Afinal, seria triste jogar tanto dinheiro assim no lixo, afinal, esse projeto foi bilionário!!!!

    Acesso Permitido.
    Projeto Discipulando.


    ResponderExcluir
  2. oiiii.
    a um tempinho estava curiosa pra saber que particula é essa.
    amo mt esse blog viu? sempre responde minhas perguntas! Xb
    mil bjs X3
    oblogdapp.blogspot.co

    ResponderExcluir