Divagando: Por que a água molha?


  •  Voltei povo lindo, sentiram minha falta? (dúvido muito u.u). Aproveitando as férias para estudar um pouquinho, ou apenas se informar eu como um anjinho que sou trago para vocês uma pequena curiosidade sobre a água...
A água não molha tudo, ela molha apenas superfícies que atraem suas moléculas. Existem coisas muito molháveis, como o papel, ou o algodão, e outras menos molháveis como o vidro, e coisas que não molham, como alguns tipos de plásticos.
Uma característica da molécula de água é que ela tem pólos, como se fossem ímãs. E quando a outra substância também tem, elas interagem com a água e molham, a molécula de vidro e metal também tem pólos, mas são sólidos lisos, e por isso não absorvem água.
A nossa pele não tem pólos, se tivesse, nós dissolveríamos na piscina. A nossa pele tem microburaquinhos, chamados poros, então a água se deposita lá.

Substâncias molháveis:  Além de possuírem pólos que interagem com a água como se fossem ímãs, elas são compostas de fibras cheias de buracos onde a água pode se depositar.

Substâncias meio molháveis:  Mesmo possuindo pólos, não possuem a capacidade de absorverem água e se encharcarem. É o que acontece com o vidro, os metais e a nossa pele (mesmo possuindo microburaquinhos, um pouco de água se deposita nesses espaços, mas não há possibilidade de encharcá-la).

Substâncias não molháveis: Não possuem a capacidade de formar pólos, diminuindo a afinidade com a molécula de água.

3 comentários:

  1. kkkk's o título chamou atençãão!!!!
    Muito interessante!!
    Amei!!!
    Mais nunca tive uma curiosidade dessas!!!
    vlw

    do-ladodeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. O post faz jus ao nome do blog, assunto bem nerd mesmo kkkk Mas eu gostei. Nunca tinha parado pra pensar por que alguns materiais ficam muito molhados, outros meios molhados e outros não molham. Show de bola!

    ResponderExcluir