Divagando: Entenda - Governos autoritários e totalitários


Divagando: Entenda - Governos autoritários e totalitários
A diferença básica é que o autoritarismo tentar forçar o povo à apatia, à obediência passiva e à despolitização, enquanto o totalitarismo busca mobilizar a sociedade civil de cima para baixo, para moldá-la e impôr ao povo uma obediência ativa e militante, condicionada pela adesão à ideologia oficial do Estado.

Ditadura: A expressão designa qualquer governo que assuma a autoridade pública por meio de uma ruptura das regras democráticas. Dependendo de suas características e do tipo de interação com a sociedade, uma ditadura configura-se como um regime autoritário ou totalitário.

Autoritarismo: É uma forma de governo onde há ênfase na autoridade do Estado em uma república ou união. É um sistema político controlado por legisladores não eleitos que certo grau de liberdade individual.
Definido como um comportamento em que uma instituição, ou pessoa, se excede no exercício da autoridade de que lhe foi investida, caracterizado pelo uso do abuso de poder e da autoridade.
Nos regimes autoritários, a competição entre os grupos políticos é controlada por uma autoridade (militar, partido político ou grupo religioso ) que se coloca acima das demais. O poder autoritário reúne condições para alterar as normas ou os resultados da disputa política sempre que lhe pareça necessário. Governos autoritários toleram gradações variadas de liberdade - o envolvimento popular pode ser maior ou menor - , embora ela seja sempre restrita.

----------------------------------------
Totalitarismo: É um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível.
Os regimes ou movimentos totalitários mantêm o poder político através de uma propaganda divulgada através dos meios de comunicação controlados pelo Estado, um partido único que é muitas vezes marcado por culto de personalidade, o controle sobre a economia, a regulação e restrição da expressão, a vigilância em massa e o disseminado uso do terrorismo de Estado.



O Fascismo
O sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade. 
As origens do fascismo italiano estão na inflação, no enorme desemprego e no nacionalismo exaltado – surgidos após a Primeira Guerra Mundial. A grande crise econômica da Itália pós-guerra fez desenvolver o Partido Socialista, porta voz da classe trabalhadora, que passa a liderar os movimentos, impondo uma série de greves, acentuando a crise. E neste contexto que Benito Mussolini funda o Partido Fascista e monta as Esquadras – tropas de choque do partido que utilizavam da violência contra seus adversários. O fascismo será fortalecido pelo apóio da classe média e da grande burguesia – temerosos da agitação social pelo qual passava o país. O acesso ao poder deu-se em outubro de 1922, após uma exibição de força dos “camisas negras” (militantes fascistas) – a chamada Marcha sobre Roma.

O Nazismo

 As origens do nazismo alemão encontram-se, primeiramente, com o final da Primeira Guerra Mundial, responsável por uma grave crise política, econômica e social. Estas crises serão acentuadas após a assinatura do Tratado de Versalhes impondo uma pesada indenização e perdas territoriais. Estas crises provocaram agitações sociais e o avanço das idéias socialistas. Procurando conter tal avanço foi fundado, aos moldes do fascismo italiano, o Partido Nacional socialista dos Trabalhadores Alemães – o Partido Nazista. A direção do partido ficou a cargo de
Adolf Hitler.
 A ascensão dos nazistas está relacionada com o agravamento da crise econômica na Alemanha, em decorrência dos reflexos da crise mundial de 1929, ampliando o desemprego, a inflação e a miséria da população. Nas eleições de 1932 o Partido Nazista ficou muito fortalecido – conquistando 280 cadeiras. Seus adeptos cresciam cada vez mais, tendo as SA ( tropas de choques ) e as SS ( tropas de assalto ) como organizações de combate aos adversários. No mesmo ano, Hitler era nomeado chanceler. No ano de 1933, após o incêndio do Reichstag ( parlamento ), os nazistas implantaram a ditadura nazista: dissolução dos sindicatos, estabelecimento da censura aos meios de comunicação, extinção de todos os partidos políticos- exceto o Partido Nazista, e início do terror – perseguições aos judeus e outras minorias. Em 1934, com a morte do presidente Hindenburg, Hitler acumulou as funções de chanceler e de presidente – decisão que foi confirmada por um plebiscito. Foi fundado assim o III Reich alemão.
  ----------------------------------------
Características comuns em ambos os tipos de regimes:
  • Subordinação dos poderes judiciário e legislativo ao poder executivo.
  • Repressão a toda e qualquer oposição política e ideológica ao governo.

3 comentários:

  1. Aprendi ano passado sobre isso e fiquei chocada principalmente com as torturas e a falta de liberdade conferida ao povo brasileiro em 1964, e ao nazismo, fascismo e outros regimes "racistas" e expansionistas. Uma vergonha na história.
    Beijos!
    http://loucosinformados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei de estudar Hitler, pra mim ele não é nenhum tipo de 'vilão' como citado nos livros.
    http://www.viviannysousa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir