Vamos aprender a cuidar melhor do nossos livros ?


Oi gente, aqui quem fala é o David, sim, eu sei, já faz décadas que eu não posto aqui no NERDSferas, é falta de inspiração e o tempo que não está deixando (prometo tentar postar pelo menos umas 2 vezes no mês rsrs).
Não sei vocês, mas eu, particularmente, sou apaixonado por livros (são os meus bebês *-*), não dou, não empresto, e não deixo ninguém tocar, ok? É só um aviso rs, mas enfim hoje eu trago algumas dicas do Misturebas de como cuidar melhor dos nossos livrinhos.
1. Arrume um cantinho para eles e organize-os:

Você não precisa deixá-los no melhor cômodo da casa, nem comprar uma estante revestida à ouro para seus volumes. Mas por favor, não largue seus livros espalhados por todo lugar e de qualquer forma. Uma simples estante limpa já é o bastante. E não adianta ter onde colocá-los e deixá-los de qualquer maneira. Arrume-os de uma forma legal: ordem alfabética, por autor, por série… Fica à sua escolha.

2. Limpe seus livros periodicamente

Você tem uma estante bonitinha, tudo organizado e ajeitado, mas não dá aquela limpeza básica nos coitados?
Limpe como quiser, puder e der. O importante é não deixar aquela crosta horrível de poeira se juntar.

3. Nunca use a orelha da capa:

Até hoje eu fico louco quando compro livros com aquelas orelhas atrás da capa onde normalmente estão algumas informações a mais sobre o livro e o autor. Sabe qual a utilidade daquilo? Amassar seu querido exemplar.Se você está sem um marca-páginas no momento, rasgue um pedaço de uma folha (de um caderno, não do livro ¬¬) e marque a página em que parou. Se você não tem uma folha para rasgar e marcar, escreva na mão o número da página. Se você está num lugar deserto onde não existem pessoas, folhas e nem canetas, guarde o número da página em sua memória e seja feliz. Mas nunca, em hipótese alguma, faça uso da orelha da capa. Ah, acho que nem preciso dizer para não fazerem orelhas nas páginas, não é?

4. Cuidado na hora de ler:

Eu não sou o tipo de pessoa que senta numa mesa, apoia o livro em cima dela e lê. Eu gosto de ler na minha cama ou no sofá na sala, e isso sempre é um problema por não ter onde apoiar e correr o risco de amassar meu querido livro. Se você está num sofá, por exemplo, tente apoia-lo numa almofada. Se não tiver uma almofada, fique com ele na mão mesmo, mas sempre atento à maneira como está segurando o exemplar. Tente sempre segurá-lo da forma que menos o amassará.

5. Não empreste seus livros:

Eu sei que pode parecer rude, mas é verdade. Eu não empresto meus livros à quase ninguém (minha namorada está em minha lista de excessões pelo simples fato de eu saber que ela vai cuidar bem deles).
Se você não tem total confiança em uma pessoa que pediu seu livro emprestado, se você sentiu uma pontinha de medo e/ou insegurança de que aquela pessoa cuidará bem mesmo do seu livro, não empreste de forma alguma. Você e seu livro podem estar correndo um sério risco (que dramático).

Beijos e até mais galera (:

Um comentário:

  1. Ahahshahs, Esse até hoje acho que foi um dos melhores post que já li de você hahsha... é verdade;;; concordo com tudo quero arrumar um cantinho pro meus livros, pensei em colocar uma prateleira para eles, e odeio aqueles orelhas deles!!! affs... kkkk

    Participe do AGIR 2012, as inscrições estão abertas.
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/2012/04/agir-2012-inscricoes-abertas.html

    ResponderExcluir