Divagando: Qual a origem dos nomes dos planetas?

Divagando: Qual a origem dos nomes dos planetas?
Olá queridos leitores, o NERDSferas está participando da segunda edição do concurso AGIR e eu venho aqui pedir que você votem muito, para que a gente seja bicampeões. Vamos lá?
Vote AQUI, na barra lateral esquerda.

----------------------------------------------

Os nomes dos planetas tiveram origem no nome dos deuses Greco-romanos.
  • Mercúrio (Hermes) - Deus dos comerciantes, ladrões e de “todos que dominam os caminhos”. Ás vezes é associado também ao deus da velocidade. Foi assim chamado talvez por causa da velocidade com que se move em sua órbita.
  • Vênus (Afrodite) - Deusa da beleza e do amor. Assim chamado talvez por que seu brilho é o mais intenso (fora o Sol, é claro), quando visto da Terra, no céu.
  • Marte (Ares) - Deus da guerra. Provavelmente recebeu esse nome devido á sua coloração vermelha, qeu se assemelha com o sangue.
  • Terra (Gaia) -  Era a titânide da Terra, a Mãe Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda.
  • Júpiter (Zeus) - Rei dos Deuses, dos céus e do Olimpo. Era filho de Cronos, que era filho de Urano. Provavelmente recebeu esse nome por ser o maior dos planetas no Sistema Solar.
  • Saturno (Cronus) - Titã do tempo. Filho de Urano e Gaia, pai de Zeus. 
  • Urano (Urano) - O mais antigo deus grego, o mais velho deus supremo. Foi pai de Cronos, dos Ciclopes e dos outros Titãs.
  • Netuno (Poseidon) - Deus do mar. Provavelmente recebeu esse nome por causa de sua coloração azulada.
Os outros corpos celestes, como satélites e planetas anões também tem seu nome inspirado pela mitologia, com exceção dos satélites de Urano, que são todos inspirados em personagens de Shakespeare. 
  • Plutão (Hades)- Deus do mundo inferior. Foi dado esse nome a ele talvez por estar muito longe dos outros planetas. Outra teoria é que as iniciais PL (de Percival Lowel, seu descobridor) são as primeiras letras de Plutão.
  • Calisto (Lua de Júpiter)- Foi uma ninfa amada por Zeus e odiada por Hera. a ciumenta Hera transformou-a num urso e Zeus colocou-a no céu, como a constelação da Ursa Maior.
  • Julieta (Lua de Urano)- É a heroína trágica do romance de Shakespeare Romeu e Julieta

2 comentários:

  1. Amei o blog inclusive o layout do Mario
    Eu ja estou seguindo gostei mesmo de Mercurio
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. oi! vim aqui só pra convidar vc a participar da inscrição de um sorteio que estou fazendo no meu blog!
    vou sortear a camiseta do meme me gusta!
    pfv, quero q várias pessoas participem!
    aqui está o link:
    http://oblogdapp.blogspot.com.br/2012/04/oi-gente-vim-aqui-trazer-uma-novidade.html
    obg! XD

    ResponderExcluir