Charles Addams: Centenário


 Addams11-hp_large
Hoje é o centenário de Charles Addams o inventor da esquisita e tão famosa Família Addams... Vamos saber mais sobre ele e sua obra?


Mestre do Macabro *
 
Charles Samuel Addams, conhecido como o Mestre do Macabro foi um cartunista estaduniense. Nasceu em Nova Jérsei em 7 de janeiro de 1912 e hoje complataria 100 anos.
Addams trabalhou no departamento de arte de uma revista criminalista e sua função era pintar cruzes pretas nas fotografias indicando o lugar onde havia sido encontrado o cadáver.
Com seu humor irônico e mórbido, foi ele o criador da tão famosa Família Addams... Personagens que iniciaram nos quadrinhos, passando pela televisão e pelo cinema, até chegar ao teatro, com um musical que entra em cartaz no Brasil em março.
A Família Addams *

A Família Addams é constituída pelo advogado Gomez Alonso Addams, que tem como passatempo favorito explodir trêns de brinquedo - ainda bem que eram só brinquedos - sua esposa Mortícia Frump com seu visual exótico e expressão macabra mãe de dois filhos: Wednesday e Pugsley que se divertiam brincando de assasinato - que tipo de criança brinca de assasinato? O.o
O Tio Fester, que tem vasto conhecimento sobre tudo que é macabro; a vovó, uma espécie de bruxa, mãe de Mortícia; Itti, um sujeito que tem tanto cabelo que não dá pra ver nenhuma parte de seu corpo - isso sim é cabelo longo - o mordomo Lurch, enorme e sem expressão, de poucas palavras. E o Coisa, a famosa mão sem corpo que vive dentro de uma caixa The-addams-family-animated-18-8-10-kc_largeEssa estranha família tem como animais de estimação uma aranha, um leão, um polvo e duas piranhas, sendo que Mortícia trata de sua planta carnívora como se fosse um animalzinho, chamada Cleópatra - vindo dessa família nada me surpreende.

Televisão e Cinema *


Adaptada por David Levy e Nat Perrin, a ‘típica família americana’, do ponto de vista macabro, estreou na televisão em 1964. A série não retrata o humor diferente de Addams, apenas os personagens que ele criou, já que o tom irônico e mórbido vistos nas tiras de quadrinhos foi suavizado para atender os interesses do canal ABC.
“A Família Addams” estreou uma semana antes de “Os Monstros”, da CBS, outra comédia que apresentava uma família ‘diferente’, encabeçada pela criatura de Frankenstein casada com a filha do Drácula - esse povo é doido, tenho certeza.
33mx1tx_largeEm 1973 e em 1991 foram produzidas versões animadas de “A Família Addams”. Em 1977, um filme para celebrar o Dia das Bruxas foi produzido, reunindo parte dos atores que estrelaram a série.
Em 1998, foi produzido o remake “A Nova Família Addams” e em 1991 os Addams chegaram no cinema onde estrelaram três filmes.
Em 2010 a Família Addams fez sua estreia na Broadway com um musical que será apresentado em São Paulo a partir da primeira semana de março deste ano


Infelizmente Charles Addams não viveu para ver o sucesso de seus estranhos personagens. Ele faleceu em 1988, vítima de parada cardíaca, aos 76 anos de idade. Enquanto estava vivo, viu apenas o sucesso gerado pelas versões para a TV

Fontes: Veja.com  e Wikipédia

Amanda Carvalho

2 comentários:

  1. Eu gostava muito da Família Addams, eram engraçados!
    Amava a mãozinhaa *-* #amar uma mão oO estranho
    Era muito legal, foi bom conhecer um pouco mais através de sua postagem!
    neversaynever-believe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa matéria, gostei :D

    Se não for pedir muito, participa do concurso no meu blog ? http://teenagedreamsbymoni.blogspot.com/2012/01/concurso-de-1-ano-de-teenage-dreams.html

    desde já agradeço! bjs

    ResponderExcluir