Aprenda a fazer uma Máquina Fotográfica

 Que tal você fazer a sua própria máquina fotográfica? E é possível? Ah, é sim... Saiba como lendo o tutorial abaixo.




 Você vai precisar de uma lata com tampa, tinta látex preta, uma lâmpada vermelha, um pedaço de cartolina preta, fita adesiva, um prego, um martelo, tesoura sem ponta e papel fotográfico, químico revelador e químico fixador. (os 3 últimos itens não são tão fáceis de se encontrar, mas você pode conseguiur em lojas de fotografias).
Vamos começar construindo sua câmera. Pinte de preto o interior da lata e da tampa. Tome cuidado para não deixar nenhum ponto sem tinta.

Com o prego e o martelo, faça um furinho bem pequeno na parte central do fundo da lata. Tome cuidado para não se machucar.
Tampe o buraco da lata colando um pedaço de cartolina preta com fita adesiva conforme a figura acima.
Agora vamos fazer o laboratório fotográfico. Coloque a lâmpada vermelha em um abajur. Vá para uma sala totalmente escura e ligue o abajur. Abra a caixa de papéis fotográficos (esses papéis não podem ser expostos à luz, a não ser a luz vermelha). Pegue uma das folhas e...
...corte um pedaço do mesmo formato que a tampa da lata.
Feche a lata com a folha de papel fotográfico na tampa. A parte mais brilhante do papel fotográfico deve ficar voltada para o fundo da lata e o lado onde tem coisas escritas, deve ficar virado para a tampa.
Escolha um objeto para fotografar. Fixe a "câmera" apontando o buraco da lata para o objeto. Tire a cartolina que tampa o buraco e deixe-a imóvel por aproximadamente 40 segundos. Quando acabar, feche novamente o buraco.
Volte para o laboratório escuro e, só lá, abra a lata tirando o papel de dentro.

Ainda na sala escura, coloque o papel dentro do líquido Revelador. Espere até a imagem aparecer e ficar nítida. Quando isso acontecer ponha o papel no líquido fixador.
Deixe o papel secar e pronto! Olha só você tem uma foto (negativa) tirada com uma simples lata.

Isso acontece por que a lata funciona do mesmo modo que as câmeras fotográficas comuns: a luz entra pelo orifício e atinge o papel, que é sensível a luz.
A Luz vermelha é a única que não "queima" esse tipo de papel, por isso o laboratório deve ter uma iluminação fraca e vermelha. O líquido revelador faz o papel fotográfico reagir e a imagem aparece. O líquido fixador faz o papel deixar de ser sensível a luz, pois se não fosse assim, quando você fosse ver suas fotográfias em lugares claros, elas desapareceriam!
Bom, é isso aí! Essa experiência não é fácil, mas é muito interessante!



  • As imagens, e o tutorial são do site BugiGangue. Da seção Experiências. Mais experiências você encontra lá, e aproveita para visitar as outras seções. É um site realmente muito bom

2 comentários:

  1. nossa muito interessante esse tutorial , só que é meio complicado néah shaushaush ! to adorando ler os post aqui do Nerds Feras hihi ! e ja venho avisar que tem post novo no Gn,sei que vc nao vai deixar de comentar !

    SUCESSOO Para esse blog perfoo *--*

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei mesmo!
    Pena que iria dar um trabalhão!
    Prefiro fotos com o celular mesmo, kkkkkk'
    Mas a idéia de ter o poder de fazer uma câmera é incrível, HAHAHHA'
    Vou dar de aniversário para alguém, é só dar vários papéis já recortados, o abajur vermelho, os líquidos e a câmera.
    /mas eu acho que seria mais simples comprar logo uma máquina digital, suhaushaushau ;D

    ResponderExcluir