[Parafraseando] Caio Fernando Abreu

Sumi do blog? Sumi. Mas hoje começa a semana de prova, as últimas provas e o tempo fica mínimo, pra estudar e postar fica dificílimo. E as ideias? Ah, essas somem, mas garanto que não vou deixar de postar essa semana, vou deixar algumas coisas programadas.
Desejem - me sorte (yn'



CFA tem se tornado tão famoso que eu acho meio difícil que você não conheça, ou que pelo menos nunca tenha lido um frase dele, mesmo sem saber.
CFA tem um jeito simples de falar, simples e direto, e doa a quem doer. Palavras bonitas? Ah, não faz o seu tipo, ele corta logo o mal pela raíz e está feito. Deve ser esse seu jeito corajoso de escrever que encanta tanta gente. Falando sério, eu queria mesmo escrever igual a ele.

Biografia
Caio Fernando Loureiro de Abreu nasceu em 12 de Setembro de 1948 no Rio Grande do Sul, foi um jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro. Ele estudou Letras e Artes Cênicas na UFRGS. No entanto, ele abandonou ambos os cursos para trabalhar como jornalista de revistas de entretenimento, tais como Nova, Manchete, Veja e Pop, além de colaborar com os jornais Correio do Povo, Zero Hora, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.
Em 1968, perseguido pelo DOPS, Caio refugiou-se no sítio de uma amiga, a escritora Hilda Hilst, em Campinas. No início da década de 1970, ele se exilou por um ano na Europa, morando, respectivamente, na Espanha, na Suécia, nos Países Baixos, na Inglaterra e na França. Em 1974, Caio Fernando Abreu retornou a Porto Alegre.
Em 1983, mudou-se para o Rio de Janeiro e, em 1985, para São Paulo. A convite da Casa dos Escritores Estrangeiros, ele voltou à França em 1994, regressando ao Brasil no mesmo ano, ao descobrir-se portador do vírus HIV.
Antes de falecer dois anos depois no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre, onde voltara a viver novamente com seus pais, Caio Fernando Abreu dedicou-se a tarefas como jardinagem, cuidando de roseiras. Ele faleceu em 25 de fevereiro 1996, com 47 anos.

 Frases 

* Então me vens e me chega e me invades e me tomas e me pedes e me perdes e te derramas sobre mim com teus olhos sempre fugitivos e abres a boca para libertar novas histórias e outra vez me completo assim, sem urgências, e me concentro inteiro nas coisas que me contas, e assim calado, e assim submisso, te mastigo dentro de mim enquanto me apunhalas com lenta delicadeza deixando claro em cada promessa que jamais será cumprida, que nada devo esperar além dessa máscara colorida, que me queres assim porque assim que és...

* Ô menina, veja bem…Ouça uma boa música, leia um bom livro e bola pra frente. Pode parecer clichê, mas funciona. Vá por mim.

* Olha, eu sei que o barco tá furado e sei que você também sabe, mas queria te dizer para não parar de remar.

* Luz, fé, sintonia, para mim, para todos nós.

* Preciso de um colo que ninguém dá. Mas tudo bem.

* O céu é tão azul e sem nuvens que poderia ser abril, mas o vento gelado na minha cara e os galhos nus das árvores á beira d’água afirmam: é quase dezembro.

* Abraça o que te faz sorrir. Sonha que é de graça. Não espere. Promessas vão e vem. Planos, se desfazem. Regras, você as dita. Palavras, o vento leva. Distância, só existe pra quem quer.
Mas você com esse jeito só seu, de não me permitir saber o que esperar de você, me faz te odiar tanto e querer tanto a sua atenção. E me faz querer tanto você daqui a pouco, porque você não enjoa. Você me cansa demais mas não enjoa.

* Confesso que me dá uma saudade irracional de você. E tenho vontade de voltar atrás, de ligar, de te dizer mil coisas, e cair em suas mãos, sem me importar com nada, simplesmente entregar-te meu coração. Mas não, renuncio, me controlo e digo para mim mesmo que não é assim, que não pode ser, que você se foi, e não volta.

* Tudo passará um dia, quem sabe tão de repente quanto veio, ou lentamente, não importa.

* E te cuida, por favor, te cuida bem. Não é porque estás longe que não te quero bem.

* Mas quando desvio meu olho do teu, dentro de mim guardo sempre teu rosto.
  Amanda Carvalho♥

2 comentários:

  1. Caio F. Abreu tem textos e frases geniais, me encanta a maneira como ele transformou sentimentos em palavras *-*

    http://out-of-orbit.blogspot.com/

    ResponderExcluir