Marie Curie - Uma mulher...

Ontem foi o 144º  aniversário de Marie Curie (e viva o Google por me lembrar), mas quem foi Marie Curie? Maria Skłodowska, que após se casar assumiu o nome de Marie Curie, nasceu em Vasrsóvia em 7 de Novembro de 1867. Foi uma cientista polonesa que exerceu sua profissão na França.


Ela foi a primeira pessoa a ser laureada (premiada) duas vezes, com o Prémio Nobel de Física em 1903 - dividido com seu marido, Pierre Curie e Becquerel - pela suas descobertas no campo da radioatividade, e premiada com o Nobel de Química em 1911 pela descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio. (Olha só as mulheres fazendo história êêê).
Marie foi educada em pequenas escolas da região de Varsóvia e como seu pai era professor numa escola secundária ela aprendeu coisas básicas de formação científica com ele. Foi levada a fugir de Vársovia para Cracóvia, por ter se envolvido em uma organização estudantil, que almejava transformar a ciência. Com a ajuda de sua irmã, em 1881, mudou-se para Paris, onde concluiu seus estudos. Obteve licenciatura em Física e em Matemática. Em 1894 conheceu Pierre Curie, professor na Faculdade de Física e com ele se casou no ano seguinte. Ele a ajudou com os estudos para que descobrisse elementos químicos como o rádio, o polônio e a radioatividade.
Seu marido morreu em 1906 e após sua morte ela teve um relacionamento com Paul Langevin que era casado, o que resultou num escândalo jornalístico.
Marie Curie morreu perto de Salanches, em 1934 de leucemia, devido à exposição maciça a radiações durante o seu trabalho. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, recebeu o Nobel de Química de 1935, ano seguinte à morte de Marie.
O seu livro "Radioactivité" (escrito ao longo de vários anos), publicado a título póstumo, é considerado um dos documentos fundadores dos estudos relacionados à Radioactividade clássica.

A primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física, e a primeira pessoa a receber duas vezes o Prêmio Nobel. Descobriu os elementos químicos Rádio e Polônio e fez sua história. Uma simples mulher.
Amanda Carvalho♥

2 comentários:

  1. adoreeei hihi ><

    visita lá e num eskessa de comenta ;*

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei o post! Ela foi uma mulher incrível, então ...

    bjs teenagedreamsbymoniblogspot.com

    ResponderExcluir