Divagando - Uso correto de mas, mais e más


  Mas , Mais e Más. Não, não são palavras iguais, não tem o mesmo significado, e sim, servem para coisas diferentes.
Sinceramente, eu não suporto mais ver o uso errado dessas três palavras, ainda mais o uso de mais e mas. É besteira, mas ver esses erros me irrita e eu morro de raiva. Então, vamos aprender a escrever direito, para que eu não corra o risco de morrer.


É bem simples, não exige muito espaço do seu cérebro para aprender isso, e você não vai precisar quebrar a cabeça. É só prestar atenção.

Mas é uma conjunção adversativa usada para dar idéia de oposição entre duas orações. Pode ser substituída por porém, entretanto e contudo. Então, quando você perceber que o “mas” pode ser substituído por essas três palavras, o “mas” pode ser usado e sua escrita ficará correta.
Sempre vem uma vírgula antes do “mas”.

Ex: Ele te ama, mas tem medo de dizer.
       Você nunca está do meu lado quando eu preciso, mas está tudo bem.

O que é conjunção adversativa?

As conjunções coordenativas adversativas
 possuem a função de estabelecer uma relação
 de contraste entre os sentidos de dois termos
ou duas orações de mesma função gramatical.
As conjunções coordenativas adversativas são:
mas, contudo, no entanto, entretanto,
 porém, todavia.

Mais é um advérbio de intensidade.  O antônimo de menos. E não pode nunca, jamais, ser usado no lugar de “mas”.

Ex: Eu sou mais velho que você.
      Eu amo mais você do que eu .

Más é o plural de má, que é o feminino de mau. Como o oposto de mau é bom, o de má é boa e assim o de más é boas. Então quando você perceber que “más” pode ser substituída por boas, use más.

Ex: Ela tem más intenções
     Minhas vizinhas são más    
Amanda Carvalho♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário